Marília

Marília reduz casos, mas tem quase cinco acidentes com animais peçonhentos por semana

Marília reduz casos, mas tem quase cinco acidentes com animais peçonhentos por semana

A Secretaria Municipal de Saúde em Marília registrou pequena queda no número de casos de acidentes com animais peçonhentos em comparação com 2023, mas mantém média de quase cinco casos por semana.

Até o dia seis de julho deste ano, foram registrados 131 casos de acidentes com animais peçonhentos, que envolvem especialmente serpentes, aranhas e escorpiões, entre outros. A média por semana é de 4,8 casos.

Em 2023 foram registrados até 8 de julho 140 casos de acidentes. O número é pouco maior e a média também, chega a 5,18 casos por semana epidemiológica.

O destaque em 2024 é o aumento dos casos de acidentes com serpentes. São sete, um por mês na média, contra dois do mesmo período do ano anterior.

Perda de área de mata que empurra animais para área urbana; trabalho ou outras formas de movimentação próximo a estas regiões, além de animais em movimentação por busca de alimentos, são algumas das situações para riscos com serpentes.

Caíram casos de acidentes com aranhas e escorpiões, que tiveram 14 e 89 registros, respectivamente, neste ano, contra 20 e 92 casos no ano anterior.

Para controle der escorpiões, segue programa de orientações municipais: evite acúmulo de entulho que possa servir de abrigo ao animal, mantenha limpos ambientes como depósitos e controle frestas nas paredes que possam servir de abrigo e acesso ao imóvel.