Marília

Rifas e apoio de amigos ajudam padre a publicar dois livros em Marília

Rifas e apoio de amigos ajudam padre a publicar dois livros em Marília

Edson de Oliveira Lima, 51 anos, mais conhecido como Padre Edson, hoje pároco de Nossa Senhora Aparecida, em Oriente, mobiliza uma rede de amigos em projeto que deve provocar publicação de dois livros que são resultado de sua atuação religiosa.

O movimento começou com uma rifa de um micro-ondas, lançada pelo pároco, para arrecadar fundos. E cresceu com replicação da informação.

“Estou muito, mas muito feliz pelas respostas, ajudas, apoios e os incentivos aos meus projetos literários. Me sinto muitíssimo agraciado por Deus pela multidão de amigos e amigas, de irmãos e irmãs, que torcem por mim, vibram e me desejam todas as formas de bem”, divulgou o padre nessa sexta-feira.

O primeiro projeto literário já está pronto: é a tese de mestrado que ele fez em Roma e pretende publicar como material de consulta, aprendizado e compartilhamento com outros interessados.

“Versa sobre A Salvação Universal entre o Vaticano II e a Dominus Iesus, dois documentos muito importantes da vida da Igreja Católica e que dá as linhas e os horizontes sobre o modo como Deus ajuda a humanidade a encontrar o caminho da salvação.”

As rifas custam R$ 20 por um número ou R$ 50 por três. Os pagamentos pelo PIX – chave é o CPF 282.207.198-50, Edson de Oliveira Lima -. Vale também para outras dações.

O segundo é uma narrativa de textos selecionados dos evangelhos para os quais o padre vai apresentar suas versões e interpretações particulares.

“Esse é um projeto em andamento e que demandará uns dois anos ainda para vê-lo concluído”, conta. O período é simbólico: em 2026 ele terá seu ‘jubileu de prata’, com 25 anos como padre.

Edson nasceu em Marília e cresceu na cidade. Foi aluno da tradicionalíssima Antonio Augusto Neto. Em 2001 foi ordenado padre.

Teve atuações de destaque frente à Sagrada Família, na zona norte da cidade, e na Paróquia de Nossa Aparecida de Quintana antes de chegar a Oriente.

Seus momentos de maior visibilidade na atuação religiosa unem condutas de coragem, acolhimento, enfrentamento e modos simples de relacionamento com o público que provocaram reações positivas, partticipação e suporte.

Vão de participações em movimentos como a greve de servidores ao lançamento de projetos para atender população em situação de rua na zona norte, que atraía apoio de voluntários no trabalho noturno.

Incluem casos como prender fotos de féis nos bancos da igreja em Quintana quando a pandemia da Covid impediu a presença do público nos templos.

E fez tudo isso enquanto cuidava de jardins, animais, visitava paroquianos ou os recebia para dividir café, bolo e conversa. Logo as ideias de padre Edson vão estar disponíveis para consulta nos livros e os amigos ajudam para isso.