Mulher

Marília busca convênios e ampliação de políticas para mulheres após Fórum Nacional

Marília busca convênios e ampliação de políticas para mulheres após Fórum Nacional

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos em Marília prevê encaminhar acesso a novos convênios, recursos e suporte para políticas de atendimento a mulheres após série de contatos e acompanhamento no Fórum Nacional de Gestoras, em Brasília

O fórum foi realizado nos dias 11 e 12 deste mês e além de todo o conteúdo nos debates e informes oficiais o evento permitiu série de eventos com autoridades, lideranças e gestoras.

A secretária municipal de Direitos Humanos, Wania Lombardi, representou a prefeitura no evento e teve contato com as diversas autoridades, incluindo duas ministras: Marina Silva (Meio AMbiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas do Brasil).

O Fórum atraiu 300 participantes, secretarias dos Estados e diversos municípios, além de senadoras e deputadas. Wania Lombardi disse que a interação com o Governo Federal permite o acesso a convênios, editais, recursos materiais e subsídios.

“Os recursos transversais destinados às mulheres, como saúde, educação, segurança pública, acabam se perdendo e não chegam de fato onde devem estar, que é nos Municípios.”

O Fórum discutiu o impacto do orçamento público nas políticas para as mulheres, experiências sobre boas práticas de políticas nos Estados e nos municípios e ainda estratégias de integração e a articulação de política.

A coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Zileide Bernardo também esteve no evento e considerou “emocionante” ver tantas mulheres compartilhando as mesmas dificuldades em executar o trabalho de proteção. “Eventos como este contribuem para a luta pela vida de mulheres”, afirma.
 
O Centro fica na Rua Quatro de Abril, nº 763, centro e entre outros serviços oferece o Disque 180 para ações de proteção às mulheres vítimas de abusos.