Marília

Promotor e professor do Univem amplia orientação contra bullying em Marília

Gustavo Cordeiro durante palestra a estudantes em Marília – Divulgação
Gustavo Cordeiro durante palestra a estudantes em Marília – Divulgação

O promotoir de Justiça Gustavo Cordeiro, professor no Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília), cumpriu mais uma etapa em projeto de orientação de estudantes e levou uma palestra sobre “Bullying e Cyberbullying: reflexões, consequências jurídicas e estratégias de enfrentamento” ao Colégio Sagrado Coração de Jesus na cidade. Reuniu público com idades entre 12 e 17 anos e direito a auditório cheio.

A palestra usa informações que Gustavo Cordeiro  acumulou por sua atuação docente e promotor de justiça. Inclui desde as definições de bullying e cyberbullying até impactos e consequências legais. Apresentou estudos de caso e estatísticas que ilustram a gravidade dessas questões e aa importância da educação e da prevenção.

“O papel da educação é fundamental na formação de um ambiente escolar respeitoso e seguro. Como educadores, temos o dever de equipar nossos alunos com conhecimento e valores que promovam a empatia e o respeito mútuo”, afirmou Cordeiro.

Além das consequências legais, Gustavo falou sobre estratégias práticas que escolas, pais e alunos podem adotar para prevenir e combater esses comportamentos. Ele enfatizou a importância da participação ativa dos pais e da implementação de programas educacionais consistentes.

A sessão incluiu uma discussão aberta, em que alunos e professores compartilharam preocupações e experiências pessoais, com a oferta de orientações práticas, reafirmando o compromisso institucional de todos com a criação de um ambiente escolar seguro.