Esportes

Murilo Gomes, piloto de Marília, bate recordes brasileiros e vai buscar mundial; vídeo e fotos

Mruilo GOmes, de Marília, na moto Zuzuki Hayabusa usada no recorde – Reprodução
Mruilo GOmes, de Marília, na moto Zuzuki Hayabusa usada no recorde – Reprodução

Murilo Gomes, piloto de Marília que já era dono do recorde de velocidade em moto no país, superou a própria marca e chegou a 382km/h em um quilômetro de pista. Fez também o recorde para meia milha – 804m – com a marca de 374,4km/h. 

O resultado repercute dentro e fora do país: Murilo está perto do recorde mundial, que é de um piloto dos Estados Unidos. Murilo já anunciou que está a caminho de competição no Texas em busca de bater essa marca.

Os novos índices foram atingidos na segunda etapa de provas meia milha, realizada no aeroporto de Franca no final de semana.

A conquista repercutiu também por situações especiais na prova: a moto seguiu em aceleração após a área de medição e um vídeo mostra velocidade acima dos 400km/h.

O antigo recorde do próprio Murilo era 361km/h na medição de 804 metros, e 381 na medição de 1.000 metros. Uma câmera na moto mostra os dois momentos e a velocidade ainda maior.

“Mas a medição oficial homologada é quando ele passa nas bandeiras nos 804 metros, no qual ele alcançou 374km/h, fato inédito no Brasil nesse tipo de competição.”

E mais: acima dos 300km/h uma tampa plástica no espaço onde estaria o tanque da moto (o tanque real fica à frente) ficou solto e foi controlado pelo piloto com o queixo. “É uma capa em formato do tanque. Instintivamente forcei pra baixo, não atrapalhou em nada”, disse Murilo.

O piloto, que usa uma Suzuki Hayabusa Turbo de 600 cavalos, explicou ainda que a moto tem tecnologia e potência para mais velocidade mas há uma preocupação com a pressão sobre os pneus.

O índice a ser batido é de 388km/h na medição dos 804 metros (Murilo bateu 374). Na parcial ele já superou: fez 304km/h na metade da prova (402m). Falta manter o ritmo e superar a marca total

“É exatamente isso que vamos buscar nos EUA em Outubro. A expectativa é muito grande, tem público do estados unidos comentando. O que a gente precisa: um pouco mais de potência, algumas peças. Já fizemos com o que temos aqui o que o piloto mais rápido, a moto mais rápida, fizeram. Expectativa é muito grande.”

Foi a última prova de Murilo no Brasil antes da disputa. Em mensagem divulgada em sua conta do Instagram após a prova – aqui – ele agradeceu a Deus, à família, à namorada e patrocinadores. Destacou as várias marcas, equipe e tecnologia brasileira usada na moto. Veja abaixo vídeos com os dois registros de recordes.