A Biblioteca da Câmara de Marília abre na próxima semana uma mostra de painéis com a linha do tempo de conquistas LGBTQ+ em Marília e no país em evento que celebra o Mês do Orgulho na cidade.
O evento vai apresentar também exposição de figurinos produzidos pela Drag Queen Serena, que também deve participar de uma roda de conversa com o público.
Criação do artista Marcelo Guimarães Ortega, Serena é símbolo de quase 30 anos de ativismo, produção cultural e inclusão LGBTQ+ na cidade e região.
A mostra será aberta no dia 17, a partir das 19h30 e segue até o dia 28, quando será feita a roda de conversa.
A mostra é uma iniciativa da Lux Produção e Arte com recursos da Lei Paulo Gustavo em programa do Governo federal e Secretaria Municipal da cultura.
Tem apoio da Biblioteca da Câmara que vai ceder o espaço para a apresentação do material.
O mês do orgulho lembra a revolta de Stonewall, reação de um grupo de homossexuais contra repetidos casos de violência policial em Greenwich Village, bairro de Nova Iorque onde funciona até hoje a taverna Stonewall Inn.
Durante uma das repetidas batidas policiais no local provocou reação e confrontos que se estenderam por dias em movimento eternizado com nome da taverna.