Milagre eleitoral? Pouco mais de um ano após a polêmica instalação dos sistemas de radares no trânsito de Marília, a prefeitura da cidade anunciou nesta terça-feira a retirada de dois equipamentos e estudos para mais mudanças pela Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana).
Os pontos a serem atingidos ficam na avenida Santo Antonio – um radar especialmente criticado fica em ponto de subida – e outro na avenida Castro Alves.
A Prefeitura não informou detalhes sobre os custos de instalação, sistemas e operação dos sistemas a serem retiradas. Também não há detalhes de quanto eles provocaram em multas.
O comunicado oficial da prefeitura diz que a retirada é um “processo de readequação dos radares” e que “ao longo das próximas semanas” novas adequações devem acontecer.
A Prefeitura diz ainda que a medida foi tomada após “vereadores de Marília apresentarem reivindicações” e “atendendo ao pedido dos motoristas”.
Não haverá mudanças na atuação dos fiscais – a emdurb contratou mais dez neste ano – que atuam de forma volante e em diferentes pontos da cidade, em especial com autuações sem registro em fotos.
Uma lei aprovada pela Câmara da cidade previa a divulgação de detalhes sobre arrecadação com multas de trânsito. A prefeitura foi ao Tribunal de Justiça e conseguiu suspender os efeitos da lei.