Ladrilhos Musicais

Orquestra de Marília tem novo projeto para concertos e aulas gratuitos

Orquestra Filarmônica de Marília tem novo projeto de apresentações públicas
Orquestra Filarmônica de Marília tem novo projeto de apresentações públicas | Divulgação - Filarmônica de Marília

Ladrilhos Musicais. É este o novo projeto da Orquestra Filarmônica de Marília para roteiro de apresentações e ações culturais em Marília.

O projeto já recebeu autorização do Ministério da Cultura para captação de recursos e investimentos em grande programa de atividades públicas.

A Secretaria de Economia Criativa autorizou captação de até R$ 889 mil para financiar apresentações e ações que vão para rua e atravessam divisas.

Inclui a previsão de um concerto sinfônico em local popular e de contratação pública. Prevê ainda um concerto itinerante em Pompéia (30km de Marília).

O programa inclui ainda dois concertos sinfônicos em teatro e um ensaio geral aberto ao público.

Ladrilhos musicais

“’Ladrilhos Musicais’ vem consolidar ainda mais o trabalho da Orquestra Filarmônica de Marília. Pavimenta a cada ano a cidade de Marília e região com a música de concerto”, diz a entidade na apresentação do projeto.

A orquestra programou a realização de cinco oficinas de música: violino, viola, violoncelo, flauta e clarinete.

Terá ainda uma máster class, evento que todos os anos traz para a cidade um grande nome da música erudita.

Também está programado um concerto didático direcionado a escolas e instituições públicas infantil.

História

O primeiro concerto, que marca a fundação da Orquestra Filarmônica de Maríliafoi feito em 30 de abril de 2017, no teatro municipal da cidade.

A Filarmônica de Marília consolidou grandes projetos com aprovação em Lei de Incentivo Fiscal, elaborados pela própria Associação. Permitiu não só manter a atividade como levar a música de qualidade ao público.

Foi assim em 2023, quando o projeto contou com master class e apresentação da soprano Carmen Monarcha, além de oficinas e apresentações.

Repetiu a dose com apresentações que tiveram a participação do bandolinista Danilo Brito e também com a participação do violonista Fábio Zambon.