Perigo

Defesa Civil faz alerta de chuva e vento fortes; atinge mais o interior

Defesa Civil faz alerta de chuva e vento fortes; atinge mais o interior

 A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para chuvas e ventos intensos entre sexta-feira (18) e domingo (20) em todas as regiões. Acrescentou ainda que maiores volumes pluviométricos devem atingir o interior, inclusive Oeste Paulista. O volume pode chegar a 90mm em Marília.

O Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp em Bauru diz que na sexta-feira um sistema baixa pressão sobre o continente favorece a formação de áreas de instabilidade sobre o estado.

Haverá aumento de nebulosidade e chuvas isoladas com trovoadas ocasionais, que persistirão durante o final de semana. Temperaturas máximas em declínio no sábado.

Bombeiros, Policia Militar e Defesa Civil, atuam nos pontos criticos causados por fortes chuvas que atingiram a região do ABC paulista. Local: São Paulo/SP. Data: 11/03/2019. Foto: Governo do Estado de São Paulo

O alerta é devido à passagem de uma frente fria, que trará precipitações significativas, acompanhadas de raios, rajadas de vento podendo chegar a mais de 60km/h e possíveis quedas de granizo em pontos isolados. 

Serra da Mantiqueira, Campinas, Sorocaba, Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru, Araraquara, Franca, Barretos e Ribeirão Preto têm maior risco. De acordo com a Defesa Civil, os índices previstos são de 200 milímetros para essas áreas.

A condição meteorológica traz riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, inundações e ocorrências relacionadas a descargas elétricas, vento forte e granizo.

“É importante que as pessoas se atentem aos alertas e tenham a percepção de risco em caso de chuva e ventos fortes. Evite áreas abertas, encostas, tome cuidado com quedas de árvores e busque abrigo e local seguro”, afirma o Coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira.

Chuva em todo o Estado

Confira a previsão para os acumulados de chuva por região:

  • Região Metropolitana: 95 mm
  • Vale do Ribeira e Itapeva: 60 mm
  • Presidente Prudente e Marília: 90 mm
  • Baixada Santista e Vale do Paraíba: 100 mm
  • Litoral Norte: 150 mm
  • Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Serra da Mantiqueira: 200 mm