Perigo na estrada

Fiscalização na BR-153 flagra motoristas com 'rebite', maconha e cocaína

Policiais flagram rebites e longo período sem descanso
Policiais flagram rebites e longo período sem descanso | Divulgação PRF

Fiscalização da PRF (Polícia Rodoviária Federal) flagrou cinco motoristas de veículos de carga com anfetamina, maconha ou cocaína na sexta-feira. A descoberta dos casos ocorreu durante vistorias em Guaiçara, na rodovia BR-153.

As anfetaminas e a cocaína são estimulantes e motoristas consomem para diminuir o sono e prolongar, ilegalmente, o tempo na direção. Na terça-feira (15/10) outro motorista fora flagrado cometendo a mesma infração.

Nos seis flagrantes da PRF foram apreendidos 104 comprimidos de anfetaminas. O medicamento, popularmente chamado de “rebite”, atua no sistema nervoso central aumentando a resistência ao cansaço.

No entanto, a droga tem como efeito rebote comum a fadiga e sono, além de possuir alto potencial para causar dependência. Com isso, aumentando os riscos de acidente de trânsito aos seus usuários.

Os comprimidos mais encontrados foram os similares ao Nobésio, medicamento anorexígeno que tem venda proibida, sendo normalmente trazidos ilegalmente do Paraguai.

Todos os motoristas receberam autuações por contravenção de porte de droga para consumo próprio. Eles se comprometem a comparecer em juízo quando chamados.

Em virtude de constatação da falta de descanso mínimo obrigatório, eles só prosseguiram viagem após o cumprimento de pelos menos 11 horas de descanso.