Malas prontas

Vereador em mudança quer aumentar IPTU e criar taxa do lixo em Marília

Vereador em mudança quer aumentar IPTU e criar taxa do lixo em Marília

O vereador Júnior Moraes (PP) apresentou à Câmara de Marília duas propostas para aumentar valor do IPTU e criar uma nova taxa para o cidadão pagar na coleta de lixo.

O parlamentar está em saída da cidade. Vai ser prefeito em Alvinlândia. As duas propostas estão em emendas em um projeto do prefeito Daniel Alonso para mudanças no Código Tributário.

Taxa do lixo

A criação da taxa de lixo resgata uma proposta antiga que já ficou engavetada por ser muito impopular e tornar a vida mais cara na cidade.

Mais. O projeto nem fixa um alíquota certa. Cria um complexo quadro de cálculo que analisa desde tamanho do imóvel e consumo de água até a quantidade de dias com coleta nas casas.

Mudança no IPTU

Já o impacto no IPTU ´prevê por aumento de 80% em um dos fatores que impactam para cálculo do imposto.

É uma conta que considera valor venal do imóvel, o valor venal territorial, o valor venal predial e o Fator de comercialização.

Hoje, a lei fixa esse fator em 50%. O vereador quer elevar o índice para 90%. Diz que essa era a proposta original em 2012, quando a Câmara regulamentou a Planta genérica da cidade.

Coincidentemente só percebeu isso a 60 dias do final do mandato e de sua mudança de cidade.

As duas emendas provocaram uma onda de ataques e avaliações em grupos de mensagens que discutem a origem da proposta

Júnior Moraes foi assessor de Daniel e líder do prefeito. Votou com a administração durante todo o mandato.

Mas é do mesmo partido do futuro vice, Rogério Alexandre da Graça, o Rogerinho. Os dois, inclusive, apareceram juntos em publicidade sobre resultados das eleições.

Nesse caso, as propostas à véspera da saída seriam um ‘presente’ ao futuro mandato: aumento de receita sem que os novos gestores tenham que tomar a iniciativa impopular.

Para qualquer dos casos, é mais uma das desagradáveis surpresas que povoam mandatos na cidade.