Um decreto da Prefeitura de Marília no Diário Oficial desta terça reajusta em 4,76% os valores de imóveis e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para 2025.
O índice acompanha à variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O IPCA é o índice oficial da inflação no país e o a correção considera a evolução entre novembro de 2023 e outubro de 2024.
O reajuste altera o valor do metro quadrado da edificação e de terrenos na tabela de valor venal, que é base para cálculo do imposto.
O decreta que reajusta o IPTU de Marília para 2025 cumpre exigência legal de regulamentação no ano anterior.
Manobra de aumento falhou
A cidade chegou a ter uma manobra política com tentativa de reajuste maior. Um projeto de ajustes no código tributário recebeu emendas do vereador Júnior Moraes para mudar a base de cálculo do imposto
As emendas previam ainda a criação de uma taxa pela coleta de lixo. Nos dois casos seriam aplicados já nas contas de 2025.
A manobra caiu depois que o prefeito Daniel Alonso retirou o projeto de votação.
Na sequência, Daniel divulgou um vídeo em redes sociais com anúncio de que não havia aumento real e nem criação de novas cobranças até o final de seu mandato. Disse ainda que o reajuste do IPTU iria usar o menor índice possível