Futuros médicos em formação pela Famema cumprem em Marília uma tradição e descem a rampa do HC em fase final de curso.
É uma cerimônia que ocorre com todas as turmas desde a década de 70. Simbolicamente, demonstra a sensação de dever cumprido após seis anos da graduação.
A solenidade teve 93 acadêmicos da 53ª turma de Medicina, que leva o nome da médica Luciana Cavallari Tsuji. O patrono é Agnaldo Bruno Chies e a paraninfa Camila Garcia Ferrari Jacob.
A Famema formou a primeira turma em 1972. E, ainda naquela década, iniciou a tradição. Os futuros médicos descem a rampa do HC que os recebe como hospital escola. Muitos voltam como profissionais.
A faculdade, que surgiu na década de 60 vinculada a uma Fundação Municipal, contudo tornou-se autarquia estadual a partir de 1994. Além disso, em 2015 o HC foi desvinculado e passou a ser outra autarquia estadual como HCFamema.
Docentes da Famema e funcionários do HCFamema receberam homenagens em cerimônia da faculdade. Familiares dos formandos e amigos também prestigiaram o ato.
A sessão solene de colação de grau da Congregação da FAMEMA deve ocorrer no dia 21 de novembro, no Teatro Municipal de Marília. Mas a festa só em 31 de janeiro de 2025.