Um antigo barracão da Fepasa junto à ferrovia vai ser demolido em Vera Cruz e a prefeitura acusa anos de abandono do prédio histórico.
O comunicado oficial diz que é um ‘passo decisivo’ e que o problema não teve solução por anos nas gestões anteriores.
Segundo a administração, “há anos representava um grave risco à saúde pública e à segurança da comunidade”.
Segundo o procurador-jurídico do município, Fábio Cassaro, em fevereiro deste ano a Prefeitura foi à Justiça Federal para resolver o impasse.
E diz que, ainda, que a prefeitura já encaminhou ofícios para obter a autorização de demolição,, sem retorno.
“Foi necessário recorrer à Justiça. Além disso, durante esse tempo, realizar tratativas com a União, que representa o imóvel, para verificar se havia interesse cultural ou histórico. Diante da negativa, nos comprometemos a demolir com recursos próprios e dar a destinação adequada aos resíduos.”
A prefeitura diz ainda que a situação ficou mais grave por proliferação de animais peçonhentos. Registrou, além disso, ocupação irregular por pessoas em situação de rua e usuários de drogas.
Os contatos, de acordo com a nota oficia, envolveram a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
“O imóvel, além de estar em ruínas, não possuía valor histórico ou cultural. Graças a esse trabalho incansável, a Justiça autorizou a demolição.”