Mandato em janeiro

Matra convida eleitos e mostra ideias de Rossana Camacho, Burcão e Mauro Cruz

Matra convida eleitos e mostra ideias
Matra convida eleitos e mostra ideias de futuros parlamentares

A Matra convida vereadores eleitos e cria série de conversas que mostra ideias dos futuros parlamentares sobre temas interesse público.

Os convites foram para os futuros vereadores com primeiro mandato e a divulgação será feita em etapas,

O encontro envolve dois pontos de interesse: o início do mandato a partir de 1 de janeiro e o fato de oito entre as 17 vagas chegarem à Câmara pela primeira vez.

A expectativa da maioria da população é que essas pessoas exerçam o mandato, de fato, com independência, tendo como foco o interesse público.

No encontro, puderam conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela MATRA há 18 anos. Também apresentaram os seus pontos de vista sobre assuntos que vão fazer parte da rotina. E que terão influência direta na qualidade de vida da população.

Matra convida eleitos e mostra ideias de futuros vereadores em Marília

Rossana Camacho

A primeira a aceitar o convite foi a vereadora Dra. Rossana Camacho (PSD). A delegada de polícia aposentada (a primeira delegada de defesa da mulher de Marília, inclusive), afirmou que sempre fez política (apartidária) ao longo dos 25 anos de carreira.

Participou, por exemplo, da criação do Conselho Municipal da Mulher. A partir do convite para se engajar partidariamente, viu a oportunidade de ampliar o trabalho. Transformou algumas bandeiras em políticas públicas, principalmente em defesa das mulheres.

Foi eleita na base de poio do prefeito eleito Vinícius Camarinha. E foi questionada sobre como pretende exercer o papel fundamental de FISCALIZAÇÃO dos atos do Executivo.

Disse que “não precisa jogar pedras no Prefeito” para fazer um bom mandato, mas também não precisa “dizer amém” à tudo o que ele propõe.

“As propostas do Vinícius são propostas de bom-senso. Se ele cumprir aquele plano de governo apresentado a cidade vai progredir. E é isso que vou lutar e cobrar, enquanto vereadora”, afirmou Rossana Camacho.

Quanto à postura durante as votações de projetos na Câmara disse que vai “trabalhar com argumentos”.

“Sou muito técnica. Primeiro vou analisar se as propostas apresentadas, seja pelo prefeito ou por outros vereadores, estarão dentro da lei e se não ferem nenhum princípio da Administração Pública. Minha equipe será fundamental neste trabalho. Por isso meus assessores serão contratados pelo conhecimento técnico. O partido pode até opinar, mas vamos conversar e se, durante o mandato precisar trocar, troca. Os assessores dos vereadores são pessoas de confiança, mas precisam atender às exigências do cargo e ao interesse público”, concluiu a vereadora.

Guilherme Burcão

Guilherme Burcão (Democracia Cristã) foi o segundo vereador eleito a participar da rodada de conversa em uma reunião da MATRA.

Empresário e estudante de Administração Pública, antes das eleições ocupou cargo comissionado na Administração Daniel Alonso e também no governo estadual. Disse que entrou para a política partidária pela vontade de ajudar a sociedade.

“Eu me vejo como a esperança e o meu maior desejo e não decepcionar as pessoas que votaram em mim”, afirmou.

Com relação à maneira que pretende atuar no Legislativo, ressaltou que a inexperiência será um grande obstáculo. Mas acredita que o trabalho em conjunto, com a sociedade e a própria MATRA, por exemplo, pode ajudá-lo a fazer uma boa gestão.

“Eu sei muito das dificuldades que as pessoas encontram e eu espero ter o povo do meu lado, correndo junto comigo, porque eu sei que não será fácil. Mas estarei lá para cobrar e fazer o que o povo precisa”, disse.

Questionado sobre os critérios que pretende utilizar para as nomeações de assessores, afirmou: “Eu não prometi nada pra ninguém, principalmente cargos. Eu quero nomear pessoas capacitadas no meu gabinete, mas ainda não decidi quem vou nomear”.

Mauro Cruz

Na sequência, Mauro Cruz (Solidariedade), funcionário público municipal e construtor, participou da conversa. É também presidente da Associação dos Vigias Municipais.

Disse que a motivação para entrar na política partidária veio do sentimento de injustiça que sente e as dificuldades enfrentadas por grande parte da população.

“Com muita luta, na garra e sem pagar nada pra ninguém, consegui me eleger vereador este ano, chegando em primeiro lugar do partido. Nós viemos aqui para servir e não há dinheiro que pague a honra do meu nome”, afirmou, logo na apresentação à diretoria da MATRA.

“Hoje a população sofre com o descaso na saúde, segurança e até com a falta de lazer e alimentos. Vou trabalhar para combater as injustiças e vou fiscalizar os gastos da prefeitura, mesmo tendo sito eleito na base de apoio do prefeito Vinícius Camarinha”, afirmou Mauro Cruz.

Contudo, com relação às nomeações de assessores para o gabinete, o vereador eleito demonstrou desconhecimento da legislação municipal. Afirmou que pretende nomear apoiadores da campanha, que, segundo ele, não têm curso superior – o que não é permitido.
Informado pela MATRA sobre o impedimento legal, Mauro Cruz ficou de pesquisar sobre o assunto.

“O critério agora é chegar lá e saber como funciona”, concluiu o vereador eleito.

No próximo domingo, a MATRA vai divulgar o conteúdo das entrevistas com os vereadores eleitos Batata Corredato, Chico do Açougue e Professor Galdino.

Os vereadores eleitos Thiaguinho e Fabiana Camarinha, ainda não aceitaram o convite da MATRA. O espaço segue aberto, caso queiram agendar uma visita.

Fique atento cidadão e conte com a MATRA. Porque Marília tem dono: VOCÊ!