O portal de educação financeira da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), disponibiliza dicas para ajudar consumidores a evitar o endividamento nas compras de Natal.
Além dos gastos de festas e presentes, o mês pode incluir gastos de viagens e promoções que incentivam consumo. O ano começa com férias e também contas, como IPVA.
O diretor de Cidadania Financeira da Febraban, Amaury Oliva, disse que é possível, com um pouco de planejamento, consumir com consciência. A primeira dica: não recorrer ao rotativo do cartão ou contrair empréstimos.
“Diferenciar desejos de necessidades e planejar os gastos de maneira equilibrada ajudam a começar 2025 sem dívidas. Ninguém fica endividado por querer, mas há situações que podem levar ao endividamento. Com orientação financeira é possível aproveitar ao máximo o recurso extra que entra no fim de ano e celebrar [o Natal e o ano novo] sem se endividar”, disse, em nota, Oliva.
Entre as dicas da Febraban, estão reservar parte do 13º salário para quitar dívidas ou antecipar despesas do início do ano. Vale também estabelecer um limite de gastos com presentes, viagens, decorações e itens para a ceia.
Outras dicas são dividir custos da ceia entre os convidados e evitar acumular parcelas. Prefirapagar à vista valores menores e use cartão de crédito com moderação para compras maiores.