A versão 2024 do guia oficial Roteiros de Mergulho no Estado de São Paulo apresenta mapas e orientações diversas e inclui até represas no interior paulista.
A publicação tem objetivo de orientar com incentivo à proteção dos recursos hídricos e do mar territorial paulista.
Com 148 páginas em formato de livro de bolso, o guia destaca pontos de mergulho em cidades como Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, Santos e Itanhaém.
E estimula o turismo de aventura no interior do estado. O ecoturismo pode ser uma importante fonte de renda para comunidades do litoral e do interior.
O roteiro incentiva a prática em locais como Itapura, Presidente Epitácio e Rifaina. Além disso, o guia abre com informações sobre as ações, projetos e programas da Fundação Florestal.
O material conta com várias imagens ilustrativas e cartas náuticas que visam facilitar a orientação dos mergulhadores. Além disso, há capítulos dedicados à fauna marinha, com textos e imagens para auxiliar na identificação das espécies.
Cada ponto de mergulho traz informações importantes, como a localização por GPS, a variação de profundidade e outras dicas para a preparação das aventuras subaquáticas.
Guia oficial de mergulho
O guia também aponta para a importância do planejamento e dos cuidados com a segurança do mergulhador.
Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal, destaca o papel da instituição na conservação da biodiversidade e do patrimônio natural paulista.
“Além de suas funções de preservação, temos o compromisso de promover as melhores opções de visitação, especialmente roteiros de aventura em ambientes naturais.”
O Roteiros de Mergulho ainda permite uma interação inovadora com o leitor, inclusive na versão impressa através de um código QR, que redireciona para o site da FF.
As imagens enviadas pelos mergulhadores podem enriquecer as ações do programa Ciência-Cidadã, sempre com os devidos créditos aos autores.
A versão digital do guia já está disponível no site da Fundação Florestal.