Legislativo

Câmara tem procuradora em concurso e 52 comissionados para gabinetes

Câmara tem procuradora em concurso e 52 comissionados para gabinetes
Câmara tem procuradora em concurso e 52 comissionados para gabinetes | Divulgação

Marília - O começo de ano e mandato na Câmara de Marília tem nomeações com uma procuradora em concurso e 52 assessores comissionados, ou seja, de indicação política.

A evolução da procuradoria acompanha o aumento do número de parlamentares – que também impactou o número de assessores -. Eram 13 até 2024, agora são 17.

A ampliação tem profissional com aprovação em concurso, em convocação na lista final de classificação.

Câmara tem procuradora em concurso e 52 comissionados para gabinetes
Mesa diretora: Câmara tem procuradora em concurso e 52 comissionados para gabinetes

“Com o aumento de cadeiras neste ano, a Câmara passou por uma reestruturação administrativa para melhor atender a nova demanda. Com isto, o reforço no quadro jurídico, por convocação, tornou-se uma necessidade”, disse o presidente da Câmara, Danilo Bigeschi.

A Procuradoria Jurídica auxilia os vereadores nos pareceres jurídicos dos projetos de lei, licitações e assuntos técnicos. A procuradoria passa a ter três profissionais, todos por concurso.

Já a nomeação dos comissionados forma a estrutura de suporte político aos parlamentares em todos os gabinetes do Legislativo.

Com alguns reeleitos, muitos dos nomes são assessores que já vinham em atividade. O último ato da gestão anterior foi a exoneração de 43 assessores dos gabinetes

O aumento do número de parlamentares já provocou aumento dessas vagas. São três assessores em cada gabinete, além dos cargos na presidência da Câmara.