Tecnologia e sustentabilidade

Jacto repercute com maior usina fotovoltaica de cobertura no país

Jacto repercute com maior usina fotovoltaica de cobertura no país
Jacto ganha repercussão com maior usina fotovoltaica de cobertura no país | Divulgação

Pompéia - O grupo Jacto, de Pompéia, ganha visibilidade e repercute no país com a operação da maior usina de energia fotovoltaica em telhado no país.

A usina tem 11,3 mil módulos e potência de 6,40 MWP. A cobertura é de quase 39 mil metros quadrados. O projeto complementa o megainvestimento da Jacto na unidade. A divulgação de detalhes repercute em páginas de energia, tecnologia, sustentabilidade e mais.

O sistema fotovoltaico tem capacidade para gerar 8 gigawatts-hora/ano (GWh/ano), suficiente para abastecer grande parte da demanda de eletricidade das operações da Jacto.

O projeto está enquadrado no modelo de autoprodução, modalidade em que o consumidor é, ao mesmo tempo, gerador da energia que utiliza e integra o Ambiente de Contratação Livre (ACL), também conhecido como mercado livre de energia.

Além da cobertura no prédio, a empresa TTS Energia também instalou um sistema fotovoltaico na cobertura do estacionamento da fábrica da Jacto.

A miniusina, com 886 quilowatts (kW), possui 1,6 mil módulos fotovoltaicos espalhados em uma área de 6,1 mil metros quadrados.

Unidade Paulópolis: Jacto repercute com maior usina fotovoltaica de cobertura no país

“O aproveitamento de grandes coberturas para implantação de usinas solares, tanto na área rural quanto no meio urbano, é uma tendência no Brasil. Além disso, se configura como uma das grandes soluções para empresas e produtores agrícolas que buscam redução de custo com energia elétrica”, explica Jacques Hulshof, diretor executivo da TTS Energia.

Ele destaca que, na prática, os projetos transformam um centro de custo, ou seja, um telhado que gera despesa, em uma grande fonte de receita a partir da energia solar. “Além de reforçarem as políticas de ESG das empresas do agronegócio e de outros segmentos de negócios”, conclui.

Tecnologia e sustentabilidade

Destaque internacional na produção de maquinário e implementos agrícolas, a empresa tem toda sua história com base em Pompéia (30km de Marília). Além da fábrica influencia pesquisa, tecnologia, educação, cultura e mais na cidade.

Em 96 mil m2 de área construída, a planta de Paulópolis segue os conceitos da indústria 4.0 com tecnologias e instalações altamente modernas e sustentáveis.

A fábrica possui sistema automatizado de pintura, movimentação de materiais realizada por veículos autônomos (AGVs), entre outras tecnologias de vanguarda.

Para o funcionamento online e integrado de produção, a Jacto investiu na construção de uma rede privada 5G sem fio, homologada pela Anatel. Até 90% da água utilizada nos processos da fábrica podem ser reutilizados.