Luto e reação

Família de Josi Dias anuncia medidas para apurar morte

A família de Josiane Gomes Pelegrin Dias, a Josi Dias, anuncia medidas judiciais para apurar circunstâncias de sua morte durante atendimento em Marília.
Encontro com o prefeito Vinícius Camarinha: A família de Josiane Gomes Pelegrin Dias, a Josi Dias, anuncia medidas judiciais para apurar circunstâncias de sua morte durante atendimento em Marília.

Marília - A família de Josiane Gomes Pelegrin Dias, a Josi Dias, anuncia medidas judiciais para apurar circunstâncias de sua morte durante atendimento em Marília.

Servidora pública e ativista de inclusão para necessidades especiais, Josi faleceu no dia 9. Antes de sua morte, divulgou vídeos em uma maca de atendimento.

Foram mensagens sobre mal estar, desmaios, vômito e diarreia. A causa divulgada pela família teria sido asfixia por vômito, mas ainda não há informações oficiais ou da certidão de óbito.

Em um comunicado oficial sobre o caso, a família diz estar “consternada” pelo falecimento e diz que em virtude dos vídeos deixados por ela “se faz necessário uma investigação completa”.

O documento diz que a família também vai resguardar direito de sigilo sobre o caso para que a apuração seja “da forma mais idônea possível”.

“Josiane sempre foi uma pessoa aguerrida e que lutava pelos direitos de seus filhos, deixando três filhos com deficiência. O seu legado não pode ser esquecido.”

O advogado e professor Lucas Dantas, especialista em direito da Saúde, divulgou o comunicado em nome do escritório que vai atuar no caso.

A família de Josiane mora em Pirajuí, cidade onde ocorreu o sepultamento. A mãe, dona Rosa, vai cuidar dos três netos, filhos de Josiane.

Encontro e apuração

Vídeos na maca – Família de Josi Dias anuncia medidas para apurar morte

São três crianças com necessidades especiais. A menina mais velha tem diagnóstico de esquizofrenia e os filhos mais novos têm diagnóstico de transtorno do espectro autista

Ela e uma sobrinha, Andresa, estiveram em Marília repetidas vezes nos últimos dias para o contato com o advogado. Também tiveram um encontro com o prefeito Vinícius Camarinha.

O prefeito chegou a divulgar o encontro em redes sociais com imagens da reunião. Ainda não anunciou medidas formais sobre o caso.

Foi uma reunião cordial…todos os processos legais estamos tomando. Confiando no que o prefeito falou, não moramos em Marília mas estamos aí todos os dias, com todos os meios legais. A gente quer respostas e é isso que queremos. A gente não vai aceitar três tapinhas nas costas.

Josi estava na unidade de pronto atendimento na zona norte quando gravou vídeos que começaram a circular algumas horas após seu falecimento.