São Paulo - A Defesa Civil de São Paulo faz nesta terça-feira um alerta para onda de calor que pode atingir todo o Estado e que chega combinada com risco de temporais.
O alerta é valido a partir desta quarta, dia 12, e até o dia 21 e pode provocar recordes de sensação térmica na combinação de calor e umidade.
A onda de calor já afeta há alguns dias estados do sul do país. Ela une uma massa de ar quente e seco estacionada sobre o sul do Brasil, que vai encontrar altos índices de umidade.
O alerta da Defesa Civil inclui uma série de orientações como beber bastante água e usar protetor solar, além de oferecer água fresca e sombra para os pets.
“Regue as plantas nos horários mais frescos e fique atento a temporais. Evite áreas alagadas”, diz o alerta.
Marília, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília e Araraquara, devem registrar temperaturas próximas de 34°C, segundo o governo do Estado.
Além do calor intenso, há previsão de pancadas de chuva e temporais isolados. Por isso, a Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados.
A plataforma Climatempo projeta que a onda pode arrastar seu liminar a diversas cidades do sudeste até área próxima do Mato Grosso do Sul.
A onda de calor tem como características temperaturas 5º acima da média ou dos registros recentes e que perdurem por cinco dias ou mais.