Marília - A Santa Casa de Marília inaugura nesta sexta, dia 14, sua Unidade de Radioterapia que terá homenagem ao empresário, voluntário e ex-provedor Milton Tédde.
O novo serviço representa um marco significativo para a saúde pública de Marília e toda a regi~]ao. Consolida o hospital como um grande centro de tratamento do câncer, garantindo assistência integral ao paciente, com humanização e alta qualidade.
“Não medimos esforços para conseguir este novo serviço para a região de Marília. Agradecemos o Governo Federal, por termos sido incluídos, por mérito, no Plano de Expansão da Radioterapia. A aos parlamentares e a todos que, de alguma forma, nos ajudaram a concretizar este grande sonho”, disse o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues.
O superintendente Márcio Mielo lembrou que a Santa Casa de Marília já é a principal prestadora de assistência a pacientes com câncer na região.
“A Radioterapia completa o rol de serviços oncológicos oferecidos como, consultas, exames, cirurgias e sessões de quimioterapia. São mais de 30 anos de tradição do nosso hospital no tratamento do câncer. Muita gente ainda precisa fazer o procedimento em Jaú ou Ourinhos e agora poderá ser atendida na nossa cidade”.
A médica coordenadora do serviço de Oncologia da Santa Casa de Marília, Lia Rachel Gaspari, ressaltou o foco na qualidade da assistência. Oferece abordagem e acolhimento multidisciplinar.
Os pacientes recebem cuidado médico e de enfermagem, além de nutricional, psicológica, fonoaudiológica, odontológica e de terapia ocupacional.
“Temos uma equipe formada por profissionais capacitados nas melhores instituições, que fazem parte de sociedades médicas dentro das suas especialidades e que atuam de forma direta com o paciente. Disponibilizamos um médico de referência por paciente”.
Radioterapia da Santa Casa
Já o coordenador médico e responsável técnico da Radioterapia, Yuri Bonicelli Crempe, lembrou que o procedimento é um dos pilares do tratamento oncológico.
A radioterapia contribui com ação isolada ou em combinação com outros tratamentos, como cirurgia e quimioterapia.
“Combinando tecnologia de ponta, precisão terapêutica e atenção humanizada, ela desempenha um papel fundamental na cura, controle e alívio dos sintomas de diversos tipos de tumores.”
A equipe tem médicos radio-oncologistas, físicos médicos, técnicos em radioterapia, profissionais de enfermagem, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.
Oferece com destaque o Acelerador Linear com recursos avançados, inclusive sistema com imagens em tempo real durante as sessões
Radioterapia com homenagem a Milton Tédde
Empresário e provedor de forma voluntária na Santa Casa, Milton Tédde recebe a homenagem em reconhecimento ao seu trabalho. Faleceu em março de 2021, aos 84 anos de idade.
Deixou um legado de liderança e seriedade. Dedicou 40 anos ao hospital além de uma vida com atuações de destaque como empresário, pecuarista e representando diversas entidades da cidade.
Chegou ao hospital em 31 de março de 1982, quando o então provedor, Clóvis de Cerqueira César, convidou Milton Tédde a ocupar uma vaga de mesário.
Em 12 de março de 1985, Milton Tédde assumiu o cargo de 2º secretário da Mesa Administrativa. Entre 1988 e 1991 foi 1º secretário e em 2000 tornou-se o 1º vice-provedor.
Em 2007 assumiu a provedoria, permanecendo no cargo até fevereiro de 2021. Foram anos de conquistas como o Complexo Ambulatorial, o novo centro cirúrgico e da reforma dos apartamentos das alas E e F.
Foi dirigente na Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo a partir de 2011.
Foi ainda conselheiro na Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas. Em 19 de outubro de 2012, Milton Tédde, que nasceu em Rincão, recebeu o título de “Cidadão Mariliense”, da Câmara Municipal.