O bispo Diocesano de Marilia, Dom Luiz Antonio Cipolini, recebeu decreto legislativo que dá a ele título de Cidadão Mariliense pela Câmara da cidade.
A medida é uma iniciativa da vereadora Fabiana Sanches Camarinha e lembra quase 12 anos de atuação do bispo na cidade.
Luiz Antonio Cipolini nasceu em Caconde, a 420km de Marília, em 8 de julho de 1962. Estudou filosofia e teologia no Centro de Estudos Arquidiocesano de Ribeirão Preto.
Iniciou a carreira como sacerdote aos 24 anos, na Diocese de São João da Boa Vista. Atuou como pároco em Mogi Guaçu, Vargem Grande do Sul e São João da Boa Vista.
Tem mestrado em teologia pelo Alfonsianum, de Roma, e foi também reitor do Seminário Diocesano.
Professor de Ética no Centro Universitário de Administração, foi também professor e diretor no Instituto de Filosofia de São João.
Em 4 de agosto de 2013 tomou posse como bispo Diocesano de Marilia. Recebeu a nomeação para o cargo meses antes, em Abril, por ordem do Papa Francisco.
Substituiu Dom Osvaldo Giuntini, que segue na diocese como Bispo Emérito. É irmão d Dom Pedro Carlos Cipolini, bispo de Santo André.
Uma sessão solene deve promover a entrega formar do título, mas a Diocese ainda vai definir com a Câmara a data para o evento.