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Marília - Cartórios de Notas de Marília atingem a marca de 5.100 registros de atos digitais 100% online, uma inovação do e-Notariado, plataforma para medidas de registro que surgiu após pandemis de Covid.
A lista inclui atos como escrituras de compra e venda, doação, procurações, divórcios, testamentos e inventários em meio eletrônico.
O sistema, que cresce de forma contínua desde seu lançamento, já realizou mais de 4,8 mil escrituras e 367 procurações digitais, além de 5 atas notariais.
Iniciativa do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), a plataforma surgiu durante a pandemia da Covid-19. Modernizou a prática de atos notariais no Brasil e possibilita agilidade e serviços à distância, sem a necessidade de deslocamento ao Cartório.
Agosto de 2024 registrou maior volume mensal da história da plataforma, com 187 atos digitais no município. O ano de 2024 também marcou um crescimento expressivo de 27% em relação a 2023, refletindo o aumento da adesão da população aos serviços digitais.
Além das escrituras e procurações, há serviços como a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) e a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). Oferece ainda o e-Not Assina, sistema de assinaturas digitais com validade jurídica.
“A ferramenta é um divisor de águas na digitalização dos serviços notariais no Brasil. Permite que modernização e segurança jurídica avancem lado a lado, tornando a vida dos cidadãos mais prática “, ressalta o presidente do CNB/SP, André Medeiros Toledo.
“O crescimento na busca por serviços eletrônicos demonstra como os brasileiros adotam rapidamente as soluções digitais. A atuação dos Cartórios de Notas nesse ambiente tem o objetivo de suprir essa demanda da sociedade “, explica.
Registros 100% online
O e-Notariado utiliza tecnologia avançada, como videoconferências e assinaturas digitais com certificação gratuitas.
Para realizar um ato notarial digital pela plataforma, o interessado deve acessar o site oficial (www.e-notariado.org.br) e criar um cadastro.
O primeiro passo é obter o Certificado Digital, que todo tabelião pode emitir de forma gratuita. Esse certificado é necessário para validar a identidade do usuário e garantir a autenticidade das assinaturas digitais.
Após a emissão do certificado, o usuário pode solicitar o serviço diretamente na plataforma, como escrituras, procurações ou testamentos.
O tabelião agendará uma videoconferência para confirmar a manifestação de vontade das partes, garantindo a validade jurídica do ato.
Após a conclusão, o interessado recebe documento digital com possibilidade de verificação por sistema de QR Code.