Marília e São Paulo - A 3ª Vara Criminal da Justiça de Marília marcou para dia 21 de julho uma audiência no processo por morte de um trabalhador em obra do Daem em 2018. Investiga denúncia de omissão e falha de segurança.
A denúncia por homicídio atinge o ex-presidente do Departamento, Marcelo José de Macedo, qu dirigia o departamento na época da morte.
A audiência de instrução e julgamento deve ter depoimentos de testemunha, do ex-presidente e do engenheiro Pedro Paulo Schiller, que atuava no departamento.
Envolve a morte do trabalhador Edson Alves da Silva, 46, que trabalhava em cratera aberta por um vazamento na zona norte da cidade. A terra deslizou e cobriu o operário.
O Ministério Público fez a denúncia com base em fiscalização do local e apontamento de irregularidades na proteção aos trabalhadores. Outro operário que estava com Edson Alves conseguiu sair.
O relatório da fiscalização mostra falta de medidas para estabilidade dos taludos e distância para depósito de material retirado da vala.
O inquérito do caso mostrou que não havia no Daem manual de procedimentos para segurança no trabalho. A obra não tinja acompanhamento por especialista ou engenheiro que pudesse orientar as medidas de segurança.
Um acordo judicial retirou as acusações contra outros dois investigados no caso – J.J.S., inspetor de obras, e C.S.B, supervisor de redes –.