Marília - A busca por uma vaga em hospital para uma paciente idosa vira briga judicial de urgência em Marília com caso com laudo de infecção grave e espera em leito de pronto atendimento.
O caso chegou à Justiça não final da sexta-feira de carnaval e provocou uma liminar. A decisão da Vara da Fazenda Pública manda a saúde de Marília e a Fazenda do Estado abrirem a vaga.
Segundo o relatório, I.M.B.R., é idosa e recebeu diagnóstico de sepse relevante que decorre de infecção urinária não tratada. Padece de outras patologias, inclusive com implante de stent coronariano.
“Há plausibilidade no sentido de que a parte autora estaria a necessitar de internação imediata em hospital de alta complexidade”, diz a decisão.
A petição inicial mostra que a paciente buscou atendimento em pronto atendimento de saúde. Foi para leito de observação.
“O quadro, em suma, está a exigir a atuação do Poder Judiciário, com a concessão de liminar, a fim de salvaguardar o direito à vida e à saúde da autora idosa”, diz o juiz.
Ele estabeleceu multa diária de R$ 1.000,00, até o limite de R$ 50.000,00 com ameaça de sequestro de verbas para custear a internação.