Marília e São Paulo - O Procon de Marília lança novo modelo de o atendimento digital por meio da Plataforma 1Doc e vai agilizar encaminhamento de demandas.
.O consumidor poderá abrir pelo celular o registro de atendimento e anexar os documentos necessários para a atuação do órgão. Para isso, será haverá um cadastro.
O objetivo é diminuir a necessidade de deslocamento do consumidor até a sede física do Procon, na avenida das Indústrias, 294, ao lado do Ganha Tempo Municipal. No serviço presencial, o atendimento pode demorar até uma hora.
Além do atendimento digital, pretende lançar o agendamento do serviço presencial. È uma forma de ajudar quem não consegue acessar o sistema digital de protocolos ou preferem o atendimento presencial.
“O agendamento poderá ocorrer na própria sede do Procon ou pelo site da Prefeitura visando diminuir o tempo de espera do consumidor. O Procon vai atuar nas duas frentes de atendimento, digital e presencial”, afirmou a diretora do Procon Marília, Valquíria Galo Febrônio Alves.
As reclamações pela Internet só poderão atender por quem contratou, comprou ou recebeu a mercadoria.
Para isso, deverá ser apresentada a documentação pessoal com foto, além de nota fiscal ou recibo.
O consumidor fará a reclamação e o fornecedor vai receber uma notificação do Procon para responder com prazo de dez dias.
A partir da resposta, quem fizer a reclamação deve analisar. Pode encerrar o caso ou provocar um processo administrativo.
O Procon vai buscar audiência entre as partes e um acordo. Caso não haja acordo, terá suporte para buscar conciliação judicial com apoio do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, do Tribunal de Justiça).