
Marília - O programa de inclusão com cadeiras adaptadas leva turistas com quadros de deficiência ou falta de mobilidade à Rota das Capelas que liga a cidade a Ocauçu e distritos por pontos rurais, igrejas e lindos cenários.
Em parceria com a Vertical Rapel, a Associação Rota das Capelas e demais voluntários, o projeto levou três participantes a pontos turísticos especiais da rota.
Passou pelo “Dedo de Deus”, na vicinal de ligação com Ocauçu; pela ponte do Rio do Peixe, Em avencas, e pelo Mosteiro da Divina Misericórdia.
Dois participantes com deficiência física, Cléber Camargo e Vinicius Silveira, e um com deficiência visual, Nelson Calneto, puderam testar as cadeiras, guiados pelos voluntários.
Cléber, que é atleta da AMEI (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos), foi uma oportunidade de sair da rotina e se conectar à natureza. “Adorei o passeio, a cadeira é confortável e o cenário belíssimo”.
Durante o evento, houve mais atividades como rapel e ciclismo. Para o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, o evento promoveu a conscientização sobre a importância da inclusão.

“Foi uma oportunidade valiosa para conectar pessoas e compartilhar experiências sobre como aproveitar a natureza de forma acessível.”
A Secretaria recebeu seis cadeiras da Secretaria Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPCD), através de um convênio com a Secretaria Municipal da Cidadania.
Esse modelo de cadeira nasceu da história de Juliana, que perdeu mobilidade aos 32 anos, e seu marido, Guilherme, desenvolveu a cadeira para que ela pudesse voltar a fazer as trilhas.
As cadeiras estão disponíveis por contato com a Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico pelo telefone (14) 3422-3605. Também estão disponíveis pela Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos, no Bosque Municipal, pelo telefone (14) 3401-2000.