
Marília - Evento da Santa Casa de Marília , que neste mês completa 96 anos de atividade, une diversos públicos em campanha e pede ajuda para reformar a pediatria: a meta é arrecadar R$ 4 milhões.
O projeto prevê ainda implantar o Programa “Hospital Amigo da Criança e do Adolescente com TEA (Transtorno do Espectro Autista)”.
O bloco pediátrico já oferece serviços em neurocirurgia, ortopedia, otorrinolaringologia, oncohematologia e cardiologia. Oferece 12 leitos de internação e dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Ampliação de leitos

“Com a reforma teremos a ampliação de leitos, mais leitos pediátricos com isolamento brinquedoteca maior e conforto para as mães. Além de um hospital inclusivo”, disse o superintendente Marcos Mielo.
Parte do projeto é treinamento e qualificação dos profissionais de diferentes setores do hospital para acolhimento a crianças autistas.
“Além disso, teremos algumas adequações com ambientes personalizados, cores neutras, iluminação quente, sem odores, sala lúdica e estacionamento.”
Além das doações, uma série de eventos vai acontecer nos próximos meses para captar recursos. Mas atenção: evite golpes e guarde os dados corretos das formas para doação.
Doações diretas podem usar a chave Pix, com qualquer quantia, com o número 14997621442. A descrição do pagamento deve indicar: Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília, CNPJ 52.049.244/0001-62, Banco 084 – Sisprime (Agência 0017 e Conta Corrente 108773-8).
Mais informações pelos telefones (14) 3402-5559 ou (14) 99619-5915 (Whatsapp).
Solange Gomes Aguiar, que trabalha no hospital e é mãe de criança autista, disse que as medidas de acolhimento fazem diferença.

“Meu filho é muito especial e precisa de cuidados que vão além do atendimento convencional. Parabéns à direção do hospital por atender esta nossa necessidade”.
Reforma com inclusão
O encontro apresentou ainda prestação de contas sobre a reforma da Ala de Internação SUS (Sistema Único de Saúde), que atingiu 50%
O casal Silvio e Mayra, que mobilizou corrente de apoio durante internação do filho, Bento, participou para relato de sua experiência.

Bento nasceu com condição especial, faleceu aos oito meses em 2022, e em todo momento os pais destacaram o acolhimento no hospital. O casal já protagonizou campanhas de apoio como aquisição de equipamentos para o serviço.
O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, disse que as campanhas obtêm sucesso por conta da seriedade e transparência.
“A Santa Casa não tem dono e as pessoas já entenderam que as melhorias são para a própria comunidade. Contamos com o apoio de todos vocês.”