Ouro verde

Estado lança Rotas do Café para turismo com atrações em Marília

Estado lança Rotas do Café para turismo com atrações em Marília
Estado lança Rotas do Café para turismo com atrações em Marília

Marília - A Secretaria de Turismo e Viagens do governo do Estado lançou em São Paulo o programa Rotas do Café para turismo com pelo menos três atrações em Marília e região no roteiro de visitas.

A iniciativa apresenta 57 atrações de turismo com algum vínculo em relação ao café, com a formação de cinco rotas inéditas que envolvem 25 municípios.

Entre as atrações turísticas, estão fazendas de antigos barões do café, museus históricos, cafés premiados internacionalmente e centros de pesquisa.

Rotas do Café na Alta Paulista

Uma das cinco rotas é a Alta Paulista, que contempla três propriedades produtoras de café de Marília e região. São o Sítio Olho D’Água, em Marília; Tosta Coffee Roaster, em Garça, e Fazenda Bom Jardim, em Vera Cruz.

Para o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), o projeto incentiva o desenvolvimento da região. “O Sítio Olho D’Água, além da produção do café, abre suas portas para o turismo rural em nossa cidade. A região tem uma história muito forte com o café e resgatar essa identidade beneficia várias cadeias produtivas.”

Oportunidades e Desenvolvimento

Proprietária do sítio Olho D’Água, Renata Bonini, disse que o programa Rotas do Café inaugura grande oportunidade para cafeicultores.

“Traz à luz pequenas, médias e grandes propriedades, que oferecem uma apresentação sensorial”, disse. Citou histórias familiares, relevos, clima, altitudes, temperaturas, pluviometria, variedades e manejos.

“Além da geografia, da história, da biologia, da química, da física e afins, será promovido o desenvolvimento social, cultural e econômico do interior.”

Emprego, renda e turismo

O secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marília, Vitor Gazola, esteve presente na solenidade, elogiou a iniciativa e prestigiou os produtores participantes.

“Impulsiona a geração de emprego, renda, promove a região e oferece experiências autênticas e valiosas.”

“Celebrar as Rotas do Café significa celebrar a história do estado de São Paulo. Significa celebrar a aliança entre produtores e indústria”, disse o governador Tarcísio de Freitas.

Para conhecer as Rotas do Café do estado de São Paulo, acesse o site oficial – aqui