
Marília - Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em escolas municipais de Marília recebem formação em Educação Ambiental com projeto que une a prefeitura da cidade e a Companhia de Policiamento Ambiental.
A iniciativa tem como objetivo oferecer uma educação sólida sobre questões ambientais. Permite sensibilizar os estudantes, professores e a comunidade sobre preservação e recuperação dos recursos naturais.
“Essa união entre a educação e a segurança ambiental fortalece a proposta do Natureza Viva, promovendo uma abordagem prática e educativa, destaca o cabo da Polícia Militar, Marco Aurélio Fernandes.
Com foco na conscientização, o projeto busca transmitir aos alunos conhecimentos essenciais sobre o meio ambiente. Abordando as causas e os efeitos da degradação ambiental.
Os alunos terão a oportunidade de entender a importância de adotar práticas sustentáveis em suas vidas, além de compreender como contribuir para a preservação.
O “Natureza Viva” aborda temas como a proteção e recuperação dos mananciais, a importância da água para a humanidade e os impactos da erosão e do assoreamento dos cursos d’água.
Além disso, enfatiza a poluição dos mananciais, provocada por lixo, agrotóxicos e esgoto doméstico, além da relevância da preservação do patrimônio cultural.
O projeto também aborda temas como a proteção e recuperação de florestas, a preservação das matas ciliares e o uso adequado de produtos fitossanitários.
Apresenta ainda noções de recuperação do solo e a importância das áreas de proteção permanente.
“O ‘Natureza Viva’ não apenas prepara os estudantes para entenderem a gravidade das questões ambientais, mas também os inspira a atuar na proteção. Asegura um futuro mais sustentável para todos”, ressalta a secretária municipal da Educação, professora Cilmara Carreiro.