O filme Ainda Estou Aqui recebeu três indicações ao Oscar, o principal prêmio da indústria cinematográfica dos Estados Unidos. A atriz Fernanda Torres, que já levou o Globo de Ouro por sua atuação, é uma das indicações.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta quinta a lista de todas as indicações que incluem as diferentes áreas de produção.
O longa brasileiro vai disputar os títulos de Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz e Melhor Filme, uma indicação inédita para o país.
A cerimônia de anúncio dos vencedores e entrega dos prêmios acontece dia 2 de março.
As indicações encerram um longo período de 26 anos em que o cinema brasileiro ficou fora da disputa como Filme Internacional com importantes coincidências.
Antes dele, o último foi Central do Brasil, outro filme com direção de Walter Salles. Naquele ano, teve indicação também de melhor atriz: Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres.
O Brasil estava fora das disputas no Oscar desde 2020, quando Democracia em Vertigem, de Pietra Costa, disputou prêmio de Melhor Documentário.
As disputas para o filme brasileiro são acirradas. A lista de melhor filme tem títulos como Emilia Perez, que levou o Globo de Ouro, e o Brutalista, também premiado.
Entre as atrizes indicadas, Fernanda Torres disputa com Demi Moore, que levou um globo de Ouro por A Substância (também indicado como melhor filme).
Veja abaixo as três indicações e concorrentes
Melhor Filme
- Anora
- O Brutalista
- Um Completo Desconhecido
- Conclave
- Duna: parte 2
- Emilia Pérez
- Ainda Estou Aqui
- Nickel Boys
- A Substância
- Wicked
Indicados a Melhor Filme Internacional
- Emilia Pérez (França)
- Ainda estou aqui (Brasil)
- A garota da agulha (Dinamarca)
- A semente do fruto sagrado (Alemanha)
- Flow (Letônia)
A lista para Melhor Atriz
- Cynthia Erivo (Wicked)
- Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez)
- Mikey Madison (Anora)
- Demi Moore (A Substância)
- Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui)