Artista brasileiro radicada no Europa, Kinkas Caetano abre na próxima semana uma rara mostra individual de suas obras em Marília. A exposição em Marília marca reencontro com a cidade, onde tem amigos desde a década de 80, quando esteve casado com a mariliense Cláudia Peçanha, já falecida, e participou do projeto arquitetônico de implantação da escola Orbe, que funcionava ao lado do bosque com conceito diferenciado.
O trabalho do artista será exposto no restaurante Le Marché e é definido como figurativo pelo autor: tem cores fortes, elementos que remetem à arte abstrata, no estilo que lhe trouxe reconhecimento no mercado das artes e que não deixa margem para neutralidade por parte de quem o observa.
As telas vibrantes estão cheias de totens vivos, incluindo peixes, aves, olhos e dorsos femininos. Estes ícones figurativos são misturados em formas orgânicas e geométricas, intercaladas com faixas de cor pura, sugerindo influência do expressionismo abstrato e influências do trabalho de artistas como Asger Jorn, Cy Twombly e Willem de Kooning.
A mariliense Viviane Giroto Guedes, organizadora da mostra e amiga do artista que conheceu em Paris, destaca a realização dessa exposição. “Expor o trabalho do Kinkas aqui é uma grata alegria. Trata-se de um artista destacado na Europa que expõe em todo o mundo. Seu olhar é múltiplo, atento e simpático e sua pintura é uma viagem multifacetada de um mundo mais que real. Estou certa que os apreciadores das artes plásticas vão se surpreender com tanto talento”, comenta.
Com coordenadoria e montagem de Roberto Cimino e Nelson Amorim, a exposição conta com o apoio cultural da Life, operadora de telecomunicações; Roberto Cimino, Nelson Amorim e arquitetos; Le Marché Bistro & Empório Gourmet; Enoteca Decanter; Atual Turismo; Casa Sol; TV Sol; Quality Sun Valley e Silenzio Esmeralda.
Sobre o artista
Kinkas Caetano nasceu no Espírito Santo, cresceu no Rio de Janeiro, mas vive e trabalha em Paris há aproximadamente 30 anos, onde é artista plástico, visual e designer gráfico.
Sua visão única de mundo comporta as cores quentes do seu Brasil natal e o inconsciente de memórias da infância e de mundos remotos, quase esquecidos. A aleatoriedade da sua linguagem psicográfica, imprime o traço cultural e os valores populares, significados, especialmente, através do homem, natureza, símbolos de paz e dos vestidos em cores vibrantes, justapostas em sólidas e mais turvas.
O artista faz ilustrações para revistas e jornais na França, como o Le Monde e o Nouvelle Observateur; instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Anistia Internacional, figuram entre os clientes de catálogo do artista.
Com entrada franca, exposição será realizada de 19 a 29 de agosto, das 20h às 23h, no restaurante francês Le Marché Bistro & Empório Gourmet, localizado na Rua Álvares Cabral, 190.