Arte & Lazer

Artista brasileiro radicado em Paris expõe em Marília

Artista brasileiro radicado em Paris expõe em Marília

Artista brasileiro radicada no Europa, Kinkas Caetano abre na próxima semana uma rara mostra individual de suas obras em Marília. A exposição em Marília marca reencontro com a cidade, onde tem amigos desde a década de 80, quando esteve casado com a mariliense Cláudia Peçanha, já falecida, e participou do projeto arquitetônico de implantação da escola Orbe, que funcionava ao lado do bosque com conceito diferenciado.

O trabalho do artista será exposto no restaurante Le Marché e é definido como figurativo pelo autor:  tem cores fortes, elementos que remetem à arte abstrata, no estilo que lhe trouxe reconhecimento no mercado das artes e que não deixa margem para neutralidade por parte de quem o observa.

As telas vibrantes estão cheias de totens vivos, incluindo peixes, aves, olhos e dorsos femininos. Estes ícones figurativos são misturados em formas orgânicas e geométricas, intercaladas com faixas de cor pura, sugerindo influência do expressionismo abstrato e influências do trabalho de artistas como Asger Jorn, Cy Twombly e Willem de Kooning.

A mariliense Viviane Giroto Guedes, organizadora da mostra e amiga do artista que conheceu em Paris, destaca a realização dessa exposição. “Expor o trabalho do Kinkas aqui é uma grata alegria. Trata-se de um artista destacado na Europa que expõe em todo o mundo. Seu olhar é múltiplo, atento e simpático e sua pintura é uma viagem multifacetada de um mundo mais que real. Estou certa que os apreciadores das artes plásticas vão se surpreender com tanto talento”, comenta.

Com coordenadoria e montagem de Roberto Cimino e Nelson Amorim, a exposição conta com o apoio cultural da Life, operadora de telecomunicações; Roberto Cimino, Nelson Amorim e arquitetos; Le Marché Bistro & Empório Gourmet; Enoteca Decanter; Atual Turismo; Casa Sol; TV Sol; Quality Sun Valley e Silenzio Esmeralda. 

Sobre o artista

Kinkas Caetano nasceu no Espírito Santo, cresceu no Rio de Janeiro, mas vive e trabalha em Paris há aproximadamente 30 anos, onde é artista plástico, visual e designer gráfico.

Sua visão única de mundo comporta as cores quentes do seu Brasil natal e o inconsciente de memórias da infância e de mundos remotos, quase esquecidos. A aleatoriedade da sua linguagem psicográfica, imprime o traço cultural e os valores populares, significados, especialmente, através do homem, natureza, símbolos de paz e dos vestidos em cores vibrantes, justapostas em sólidas e mais turvas.

O artista faz ilustrações para revistas e jornais na França, como o Le Monde e o Nouvelle Observateur; instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Anistia Internacional, figuram entre os clientes de catálogo do artista.

Com entrada franca, exposição será realizada de 19 a 29 de agosto, das 20h às 23h, no restaurante francês Le Marché Bistro & Empório Gourmet, localizado na Rua Álvares Cabral, 190.