A arte da tatuagem possui diferentes estilos e técnicas que foram evoluindo, se modificando e adquirindo novas formas com o passar do tempo.
O estilo tradicional, também conhecido como Old School, tem como início aproximado o ano de 1920, apesar de sabemos que a tatuagem já era feita há pelo menos 3500 anos atrás…
As principais características do estilo são traços simples e um pouco mais grossos, poucos tons de tintas, normalmente eram usadas a preta, a amarela, a verde, a azul e a vermelha e há relatos de que alguns artistas mais tradicionais usavam apenas três cores, e também com pintura e sombreamento mais chapados, sem muitos efeitos.
Foi popularizada entre os marinheiros, que faziam as tatuagens para contar as suas histórias e viagens, virando assim um símbolo de bravura e coragem. Por isso os desenhos mais comuns nesse estilo são as âncoras, andorinhas e as águias, as famosas pin-ups, as rosas, crânios e vários outros temas náuticos.
A tatuagem tradicional passou por dois grandes momentos na história, o primeiro foi logo depois da 2ª guerra mundial, tornando-se mais popular entre os jovens, por ser um ato de rebeldia ter tatuagens.
O segundo momento importante foi logo após o surto de hepatite nos Estados Unidos, fazendo assim a tatuagem ser proibida por um tempo, e foi ai que muitos artistas começaram a tatuar ilegalmente.
Não dá pra falar de Old School sem falar de Sailor Jerry (1911-1973), um dos precursores do estilo tradicional. Ele é dono do design de várias pinups, navios, corações e andorinhas que você já viu por aí .
O estilo tradicional nunca foi esquecido, porém, depois dos anos 80 e 90, o Tribal, o New School, o Oriental e outros estilos deixaram o Old School meio de lado.
Nos anos 2000 os tatuadores começaram a revisitar o estilo, com novas interpretações e adição de novas cores …essa mistura acabou deixando o Old School com uma cara nova.
Hoje muitos tatuadores voltaram ao estilo original e hoje em dia, tem muito estúdio gringo e brasileiro focado no Old School Tradicional.
Com certeza é um estilo clássico, carregado de muita arte e que nunca vai sar de moda !