Arte & Lazer

Aulas de teatro viram terapia e espetáculo com Down Entre Amigos

Aulas de teatro viram terapia e espetáculo com Down Entre Amigos

Um curso de teatro criado para envolver adolescentes e adultos com síndrome de down encerrou a primeira turma com uma apresentação na noite da última terça-feira em Marília.

A idéia nasceu quando a mãe de um adolescente integrante do projeto Down entre amigos procurou o ator, diretor e professor de teatro Calu Monteiro para conhecer o griupo e pensar em um modelo de curso.

O trabalho começou em maio, com encontros quinzenais, que logo passaram a ser semanais. Foram 40 horas de atividades até chegar ao espetáculo O Que tem na sua mala?.

“Eu os conheci e me apaixonei. Muito além de uma ação de terapia, o curso almeja  a  sensibilização e a capacitação dos alunos na arte do teatro”, explica Calu.

Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná, Calu trabalhou como orientador de Artes Cênicas no SESI-SP e ministrou cursos de teatro em projetos sociais, escolas de teatro e cursos livres. Como diretor, ator e figurinista, integrou grupos de teatro no Paraná.

Iniciou o projeto com o Down entre Amigos a partir de exercícios de improvisação  e contação de histórias que deu aos jovens liberdade como alimento para a criatividade. O resultado são histórias autorais dos alunos, costuradas por um narrador palhaço.

Além do ator e do grupo o curso ganhou apoio da Escola Realize Educação Infantil que cede o espaço para os encontros. 

“O exercício teatral desenvolve o olhar interior e aprimora a capacidade de comunicação e qualidade de vida na convivência social do cotidiano”, conta o ator.

As aulas têm como foco desinibição, desenvolvimento da criatividade e percepções do corpo e voz, fundamentais para o desempenho profissional e intelectual.

Os exercícios trabalham a descoberta do corpo expressivo no espaço cênico, ressaltando a relação do ator com o próprio corpo, a voz e a imaginação.

Para mais informações sobre o projeto e outras iniciativas com teatro, o o contato com o professor pode ser feito pelo telefone (14) 997836010 ou mail  [email protected]