Bela, recatada e do lar. Foi assim que uma reportagem da revista Veja definiu Marcela Temer, a esposa do vice-presidente Michel Temer, “candidata” a primeira-dama dependendo do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A reportagem apresenta Marcela como a “Grace Kelly brasileira”, alusão à bela, chic e bem sucedidade atriz que virou princesa.
O tiro pode ter saído pela culatra. Mulheres, movimentos sociais, artistas, humoristas e público em todo o país reagiram à definição com ironia e críticas que variam de piadas a análises sobre a postura da mulher no mundo político e mercado de trabalho.
O resultado é o surgimento de uma campanha virtual de mulheres, homens e formadores de opinião produzindo e divulgando memes com variações da mensagem ou imagens de atitudes pouco recatadas ou nada parecidas com “do lar”.
Além das fotos, a campanha viraliza postagens de frases como “bela, recatada e da balada” ou “bela, recatada e do bar”. E você, já fez a sua frase? Confira algumas das imagens e deixe a sua versão nos comentários.