Pelo menos mil livros emprestados pela Biblioteca Municipal de Marília desde 2013 não voltaram ao acervo e uma campanha pública para resgatar os títulos vai oferecer anistia integral das multas para quem devolver. Os casos não resolvidos podem ir parar na polícia. A campanha de anistia oferece o perdão das dívidas até dia 11 de outubro.
“A iniciativa é destinada aos usuários que estão em débito com a Biblioteca desde o ano de 2013 até o mês de maio de 2017”, explica Rosane Fagotti, coordenadora da Biblioteca.
Além de recompor acervo, a biblioteca quer evitar medidas legais e incentivar leitores a retomar uso e frequência no espaço. Além disso, livros que não sejam devolvidos podem provocar gastos com novas aquisições.
“A Biblioteca está entrando em contato com os leitores em débito através do telefone e em breve serão enviadas cartas em suas residências.”
Para efetuar a devolução, os leitores deverão comparecer à Biblioteca de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h na Rua São Luís, 1295, Centro. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone 3454-7434 ou pela página no Facebook da Biblioteca Municipal João Mesquita Valença.
O decreto 11.176, de 2013, que regulamenta as normas para uso da biblioteca estabelece no parágrafo 5º que “após a efetiva cobrança por duas cartas sucessivas será emitida uma notificação com fundamento legal para elaboração de Boletim de Ocorrência por apropriação de patrimônio público, com base na legislação penal em vigor”.