A Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença” recebeu nesta semana sua 108 livros, 52 brinquedos e 15 RPGs. Assim que estiverem catalogados irão para acesso dos usuários.
Segundo o secretário municipal da Cultura, André Gomes Pereira, a atualização de acervo é uma proposta de Biblioteca Viva e vai de encontro com as necessidades de cada usuário.
“A ampliação de acervo, compra de livros novos, brinquedos, jogos de tabuleiro, jogos de raciocínio, RPGs, vão ae encontro à nossa proposta. É necessária uma biblioteca viva, onde se possa incentivar a leitura como carro chefe, mas também estimular um local de convivência, com atividades interativas”, disse.
Para a coordenadora da Biblioteca, Rosane Fagotti Voss, é fundamental manter a Biblioteca sempre com ambiente agradável para as demais atividades e setores.
Focando nos jovens, o local agora contará também com os RPGs, sigla inglesa de Role-Playing Game, que em português significa “jogo de interpretação de personagens”, um gênero de videogames.
Consiste em modalidade de jogo no qual os jogadores desempenham o papel de um personagem em um cenário fictício, que também é uma demanda antiga de usuários da biblioteca.
Nos três primeiros meses deste ano, a frequência de visitantes da Biblioteca, que envolve todos os setores, foi de 8.643 pessoas. Os números são superiores a anos anteriores, já que a frequência de todo ano de 2017 é de 16.855 visitantes.
Os empréstimos de livros também apresentam número expressivo: 2.585 volumes foram retirados em 2018.