Uma manhã de contação de histórias com o ator e diretor teatral Calu Monteiro vai levar para a biblioteca municipal de Marília um programa especial e gratuito para crianças com toque de acessibilidade: tradução simultânea em libras.
O ator, que integra o projeto Teatro da Cidade além de outros programas culturais em Marília, vai apresentar três histórias: O Pescador e a Sereia, O Saci e Menina Bonita do Laço de Fita, no dia 1º de dezembro, a partir de 11h.
A apresentação é uma iniciativa da biblioteca pública em parceria com a Secretaria dos Direitos Humanos e integra a programação da “Janela Literária”, promovida no primeiro sábado de cada mês.
“Nesta última do ano o professor especialista em libras, a serviço da Secretaria, procurou a biblioteca que me chamou para esta parceria. A contação é aberta ao público geral, mas com tradução em Libras”, disse Calu Monteiro.
A apresentação usa cenário, adereços e movimentação cênica e o tradutor João Bonini participa traduzindo. Em alguns momentos da história há uma interação do João na história, que de tradutor vira personagem.
Calu é ator e contador há 20 anos e além de atuar em projetos sociais participa de apresentações contratadas em escolas e instituições particulares, organizações empresariais e eventos.
“Este ano tive o prazer de abrir o programa permanente de contação de histórias como forma de incentivo a leitura, oferecido a escolas e comunidade pela biblioteca pública, neste caso contei histórias em abril, maio e junho.”
Algumas histórias são interativas com o público. Neste sábado, a apresentação de Menina Bonita terá uma criança convidada para interpretar personagem
“A tradução é ao vivo, eu e o João contamos a história juntos, eu em português e ele em libras. Fizemos alguns ensaios para adaptar a história aos surdos. Porém qualquer um, ouvinte ou surdo pode acompanhar a história”, conta o ator.
A entrada é franca e a biblioteca municipal fica na rua São Luiz, esquina com a São Carlos.