A Federação Espírita Brasileira confirmou a adaptação do livro Kardec – A Biografia, de Marcel Souto Maior, para os cinemas. Com lançamento previsto para o início de 2017, o longa contará com a direção de Wagner de Assis, diretor que também levará às telas o Nosso Lar 2 – Os mensageiros.
Marcel é um jornalista notabilizado pelos livros sobre temas espíritas, especialmente sobre a vida e obra do médium Chico Xavier. A biografia de Chico produzida por Macel, lançada em 2003 foi base para o filme “As Vidas de Chico Xavier”.
Em 2013 o jornalista lançou uma biografia sobre Kardec, pseudônimo adotado pelo pensador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (falecido em 1869), que foi o principal codificador da doutrina espírita.
“O espiritismo aumenta a responsabilidade de todos nós diante da vida, ao nos tirar do próprio umbigo e nos colocar em contato com o outro.Hoje luto para ser menos egoísta e mais tolerante, apesar de não me considerar espírita”, disse o jornalista em entrevistaapós lançamento do livro.
Kardec foi pedagogo defensor da universalização do ensino, mantenedor de cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia comparada, Astronomia e outros. Iniciou seus estudos sobre espíritos em 1855 e dois anos depois publicou O Livro dos Espíritos, considerado marco da criação do espiritismo.
Após o lançamento da Revista Espírita, em 1858, fundou a primeira sociedade espírita regularmente constituída, com o nome de Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
As primeiras informações sobre a produção, inclusive com repercussão na revista Veja e sites especializados, indicam que o ator Tony Ramos foi convidado para interpretar o papel principal. Ramos atuou no filme “Chico Xavier”, lançado em 2010. No longa, ele viveu o diretor de TV Orlando, que não acreditava no espiritismo.