Arte & Lazer

Brasil e Angola negociam parceria para rotas de afroturismo

Brasil e Angola negociam parceria para rotas de afroturismo


Brasil e Angola estão negociando uma parceria para promover o afroturismo nas cidades de Mbanza Kongo, em Angola, e no  Rio de Janeiro. O projeto “Diáspora Africana no Brasil — Do Kongo ao Valongo” foi criado em parceria entre a Infotur, agência de promoção do turismo internacional de Angola, e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). O objetivo é criar roteiros turísticos afrocentrados e promover a valorização da diversidade cultural de raiz africana no Brasil, além de fomentar o afroempreendedorismo e gerar emprego e renda.

Em reunião nesta terça-feira (14), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o presidente da Infotur, Afonso Vita, e o professor da Unirio, Jair Miranda, concordaram em formar um grupo de trabalho para elaborar um termo de cooperação técnica entre as agências.

A Embratur, agência brasileira de promoção do turismo internacional, formalizou seu apoio ao projeto e está criando uma coordenação de afroturismo para estimular o resgate da história do país. Freixo afirmou que o afroturismo está entre as prioridades da agência e que o projeto “Do Kongo ao Valongo” está em sintonia com os objetivos a curto, médio e longo prazo da Embratur.

“O afroturismo é um segmento do turismo que está entre as prioridades da Embratur e promovê-lo vai nos ajudar a construir o Brasil que queremos, estimulando o resgate de nossa história e na valorização da riqueza e da diversidade cultural de raiz africana em nosso país, mas também fortalecendo o afroempreendedorismo, gerando emprego e renda”, destacou Freixo. 

O projeto tem metas para serem cumpridas até o ano de 2027 para além da criação dos roteiros turísticos, que envolvem pesquisa, elaboração de programa de ensino, produção de documentário e lançamento de uma plataforma digital. A iniciativa é uma oportunidade para fomentar o turismo e a cultura afro-brasileira e fortalecer os laços entre Brasil e Angola.

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também  o perfil geral do Portal iG no Telegram.

Fonte: IG Turismo