Arte & Lazer

Brasil emplaca três entre os 100 melhores queijos do mundo

Brasil emplaca três entre os 100 melhores queijos do mundo
 

Três queijos brasileiros aparecem na lista dos 100 melhores do mundo pela Taste Atlas , ranking internacional que realiza listas anuais sobre diversos alimentos e restaurantes de acordo com a percepção dos consumidores.

Entre os escolhidos, o mineiro Canastra aparece em 11º, batendo nomes como Mozzarela e Gruyère. Os outros escolhidos foram o Queijo Coalho e o Queijo Minas, em 39° e 94°, respectivamente.

O queijo Canastra, com origens portuguesas, é conhecido por ter uma casca amarela por fora e uma textura suave por dentro. A iguaria foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2008.

Em sua edição anterior, a mesma pesquisa elegeu o Canastra como o melhor do mundo, superando clássicos como o Gorgonzola.

Já o queijo Coalho, popular entre todos os brasileiros, fez sua reputação por se manter firme mesmo em altas temperaturas. No país, é o favorito para diversas refeições, como um “lanchinho” na praia, churrasco, ou até mesmo no café da manhã.

O queijo minas é descrito pela lista como um queijo artesanal feito de leite cru de vaca. Suas características mais notórias são sua textura macia e úmida, além de seu gosto salgado e suave.

Embora tenha sido destaque na lista, o país com o melhor desempenho no ranking foi a Itália, com oito queijos no top 10. Os três queijos no topo da pesquisa são do país, sendo eles o Parmigiano Reggiano em 1°, Gorgonzola Piccante em 2° e Burrata em 3°.

Fonte: IG Turismo