O dia de sol ajudou, o clima com vento também, e a ciclofaixa de Marília atraiu bom movimento de público neste domingo. O serviço registrou grande movimento, com filas tanto para inscrição quanto para devolução.
O motivo da espera é a formação de cadastro de usuários. Nos próximos domingos, quem já fez cadastro terá uma carteirinha e foge da longa espera no atendimento. A carteirinha vai acelerar também a devolução das bicicletas.
Até este domingo, quem pegou veículo recebeu um cartão e precisou voltar ao cadastro para dar baixa no empréstimo, que dura uma hora.
O resultado é que alguns praticantes ficaram mais tempo nas filas que em cima das bicicletas. Mesmo assim o serviço não provocou tumultos nem queixas. Até quatro funcionários trabalharam simultaneamente nos cadastros.
A ciclofaixa prometia inovações para o domingo, mas elas também não funcionaram 100%. Os brinquedos para crianças só foram montados após às 10h30. O sorteio de bicicletas anunciado pela prefeitura ficou para a próxima semana. Mas nada disso foi motivo para desânimo do público.
O trajeto sinalizado e a abertura da avenida das Esmeraldas como rua de lazer entre as rotatórias da Emdurb e da rua das Roseiras criou espaço para skate, patins e crianças andarem com as bicicletas acompanhadas pelos pais. A ciclofaixa ganhou aspecto de espaço da família e agradou.
No trajeto oficial, sinalizado por cones e agentes com bandeiras, oferece passeio tranquilo entre a praça da Emdurb e o acesso ao distrito de Lácio, com trechos em ladeiras e subidas que garantem bom exercício e passeio de aproximadamente 10km. A ciclofaixa recebe também um grande público com bicicletas próprias.
A expectativa agora é para a ampliação do trajeto, que deve envolver a avenida Joaquim Cavina e novos espaços na região das Esmeraldas, e eventual ampliação de horário do serviço. Na primeira fase, que funcionou até 2014, a ciclofaixa ficava aberta até 16h. Agora ela fecha às 13h.