Um manifesto com adesões pela internet e um sarau em forma de protesto marcado para o dia 1º de dezembro lançam em Marília a ofensiva contra corte de verbas que vai provocar o fechamento da Oficina Cultural Tarsila do Amaral em Marília.
O fechamento da oficina foi anunciado na sexta-feira (VEJA AQUI) e a partir do dia 1º colaboradores passam a cumprir aviso prévio. Em 30 de dezembro a oficina deve ser fechada e levar com ela todos os projetos de iniciação, exposições, cursos, palestras e ações culturais.
O manifesto pede que o governador Geraldo Alckmin retome os investimentos nas oficinas, que serão fechadas em todo o Estado. A de Marília, com 12 anos de atuação, atraiu mais de 200 mil visitantes no período, oito mil só neste mês..
“A importância do Tarsila na cidade de Marília é inegável: artistas têm oportunidade de apresentar seus trabalhos e o cidadão comum aprende arte ( gratuitamente), adquire patrimônio cultural”, diz a página do proteto Fica Oficina Cultural. .
O sarau acontece no dia 1º, quinta-feira, a partir de 18h n sede da oficina. “Vamos levar nossa arte e, especialmente, NOSSO PROTESTO. Talvez o ato do governador seja irreversível, talvez não. Nós precisamos nos unir e lutar!”, diz a página
A petição pública com assinaturas na internet reuniu quase 800 nomes até às 10h desta segunda-feira e o objetivo ´que ela chegue a pelo menos 2.000 antes de ser enviada ao governo do Estado.
O projeto de oficinas culturais mantinha 15 polos em atividade no Estado até maio de 2015, quando cinco foram fechados – incluindo Bauru e Araçatuba. Com custo estimado em R$ 20 milhões, as oficinas funcionam em sistema de gestão terceirizada que vai receber metade do valor. Assim, as dez oficinas do interior serão fechadas e o trabalho continua só na capital.
CLIQUE AQUI Para acessar a página do Sarau no Facebook e CLIQUE AQUI para acessar e assinar o manifesto na internet