A nova edição do Cine Debate em Marília será feita neste sábado, dia 13, a partir de 15h, com a participação do artista plástico André Franco e da psicanalista Neide Aoki, docente na Faculdade Oeste Paulista e coordenadora do projeto Cinema no Divã, de Avaré.
O filme do mês conta BA história da artista plástica Frida Kahlo, pintora mexicana que teve trajetória marcada por situações de dor, paixão e reconhecimento de uma obra inovadora.
Interpretada pela consagrada atriz Salma Hayek, Frida é apresentada a partir da adolescência, quando sofre um acidente que provoca perda de mobilidade, paralisia facial e também um rompimento de relacionamento com o namorado.
A artista descobre na pintura uma paixão e canalização de energia. Volta a andar e apresenta seus quadros ao pintor Diego Rivera, interpretado pelo ator Alfred Molina e deste encontro nasce uma grande relacionamento pessoal, profissional e amoroso.
Rivera, um pintor consagrado no país, é também reconhecido por sua fama de mulherengo. Frida também desenvolve relações de repercussão, como um caso com o ativista político Leon Trotsky.
O filme apresenta a grandiosidade de Frida como mulher e pintora, sua luta pela vida e arte e as nuances do conturbado, sofrido e dedicado casamento com Rivera.
Após a exibição, a história e sua interpretação a partir das relações e complexidade dos personagens é debatida entre os presentes com a participação da psicanalista de Avaré e do artista, que é também contador de histórias, jornalista e secretário de Educação e Cultura de Echaporã
O Cine Debate é promovido pelo Núcleo de Psicanálise de Marília com encontos na sede da APM (associação Paulista dos Médicos), na rua Pedro de Toledo, 179, e a entrada é aberta ao público.