O médico Althino Luiz Silva Therezo será novo presidente do Clube de Cinema de Marília e retoma cargo que já ocupou entre 2009 e 2011. A diretoria foi apresentada em encontro no gabinete do prefeito Vinícius Camarinha nesta quinta-feira (21).
“Estou apresentando a nova diretoria e também nosso planejamento, como a reestruturação da sala de projeção e a reativação do Premio Curumim. Queremos o envolvimento cada vez maior da população”, comentou Altino.
O Clube de Cinema de Marília tem 63 anos. Mantém sessões aos sábados na Sala de Projeção localizada na Avenida Sampaio Vidal nº 245, piso superior. Teve sua época áurea na década 60, com três grandes festivais de cinema (1960, 1967 e 1969) e o Prêmio Curumim, concedido a diretores nacionais entre 1966 a 1985.
Os festivais e a premiação trouxeram artistas, empresários, críticos e especialistas de todo o país a Marília. Foram tempos de salas lotadas, hotéis e clubes visitados por personalidades e grande ativismo cultural na cidade.
Após a deácada de 80, já sem o glamour do prêmio ou festivais, o clube ocupou por muito tempo uma sala no Cine Peduti, na rua 4 de Abril, que acabou desativado. O serviço foi transferido para o Centro de Cultura do município, ao lado do teatro, e passou a realizar sessões com fitas de vídeo e DVDs, mantido pelo trabalho e esforço de voluntários
“Vamos proporcionar a máxima retaguarda paras o crescimento da cultura em Marília também através do Clube de Cinema. Ele faz parte da história da cidade”, disse o prefeito Vinicius Camarinha.
O vereador Luiz Eduardo Nardi acompanhou o encontro e afirmou que Marília tem um público apaixonado por cinema. “O Clube é um orgulho da cidade e merece todo o apoio do Executivo e Legislastivo”, afirmou.
Diretoria do Clube de Cinema em encontro com o prefeito Vinícius Camarinha, a secretária Taís Monteiro e o verteador Luiz Nardi; acima, o médico Althino Therezo, novo presidente