Começou a temporada do plantio e cuidados com gramados para chácaras ou clubes com intervalo em seus campeonatos de futebol, além de ser a melhor época para quem quer formar seu gramado ou mesmo um projeto de paisagismo em casa. O clima ajuda, a redução no desgaste com fim das partidas também e um trabalho organizado garante gramados prontos em períodos de 15 a 45 dias, de acordo com a necessidade. A variedade de espécies, as novas tecnologias e os equipamentos para manutenção, corte e plantio, tornaram os projetos muito mais completos e adequados.
“É a época ideal para o que chamados de Revitalização de Gramados Esportivos. Algumas destas operações exigem equipamentos específicos e outras mão-de-obra especializada e produtos de qualidade”, explica o engenheiro agrônomo Ronaldo Dantas de Maio, diretor de uma das empresas mais conceituadas no ramo, com sede em Marília e atuação em todo o país, a Gramar.
Responsável por dezenas de projetos, ele já atuou na implantação da Arena da Colina, em Manaus, um dos estádios que receberam atletas na Copa do Mundo, e do Abreuzão, o estádio do Marília, além de campos particulares para uma relação de atletas profissionais, famosos em diferentes áreas e empresas.
O trabalho passa por todos os processos de cuidados ou implantação, além de orientação para escolha da grama correta. Segundo Ronaldo Maio, campos com atividades esportivas de uso intenso podem passar por alguns processos importantes de revitalização.
Dependendo dos serviços executados, o campo pode ficar interditado de 15 a 45 dias, porém na retomada das atividades, o mesmo se encontrará com aspecto de gramado novo e novamente apto a receber os jogos da nova temporada.
Implantar novos gramados também envolve cuidados que vão muito além do simples plantio. Nesse sentido, o agrônomo explica que alguns fatores fazem a diferença para garantir qualidade: projeto técnico adequado às exigências e necessidades, mão-de-obra especializada; qualidade do material e acompanhamento profissional. Além da varidade. Conheça as três opções mais procuradas:
– Grama Esmeralda – para quem quer um campo com gramado resistente e pouca manutenção no que diz respeito a quantidade de cortes mensais.
– Grama Bermudas – é a mais indicada para gramados esportivos. Possui uma rápida regeneração e isto possibilita uma utilização mais intensiva do campo. A desvantagem é a quantidade de cortes que exige, no mínimo dois por semana.
– Grama Sintética – é a mais indicada para quem procura ter um campo com fins lucrativos, ou seja, locação de quadra. Requer pouquíssima manutenção e pode ser utilizada intensivamente.
O cuidado com o gramado chegou às residências também. A evolução dos condomínios fechados, com muita ênfase ao paisagismo, também criou serviços exclusivos e especializados. “Um gramado bem implantado por si só já valoriza o paisagismo. A Gramar contribui por oferecer exclusivamente gramas de alta qualidade, que se caracterizam por placas uniformes, grossas e isentas de ervas daninhas.”
Mas o que mais chama a atenção atualmente para a qualidade de um gramado é o avanço que os projetos de irrigação automatizados atingiram. “As pessoas não tem mais tempo de ficar molhando um jardim de grandes dimensões e muito menos de contar com empregados que façam esta tarefa.”
A Gramar oferece todos estes serviços e já conta com estes sistemas instalados em todos os condominios da cidade.
SERVIÇO
Gramar – Gramados Marília
(014) 3413-6977
www.gramadosmarilia.com.br