Na última semana, começou a primeira temporada do maior cruzeiro que já navegou na costa brasileira, o MSC Grandiosa . E eu fui lá ver de perto essa cidade flutuante. Embarquei no porto do Rio de Janeiro com destino a Santos como um dos convidados da viagem inaugural do gigante por aqui. Por coincidência, também foi a minha primeira experiência em um cruzeiro deste porte. Com seus impressionantes 331 metros de comprimento, 75 metros de altura, e 19 andares, com capacidade para 6 mil passageiros, o navio abriga mais pessoas do que prédios famosos como o edifício Copan, ícone do centro de São Paulo.
Logo após o check-in e o embarque, que foi relativamente rápido, me instalei em uma cabine espaçosa com varanda e vista para o mar, no 13º andar do navio. Logo que abri a varanda, entendi porque algumas pessoas amam fazer cruzeiros: muito conforto sem precisar fazer grandes movimentações.
O parque aquático batizado Wild Forest Aquapark me chamou a atenção logo de cara. Localizado na parte mais alta da embarcação, ele tem toboáguas com boias enormes e tirolesa com vista privilegiada para o oceano. Tem também os brinquedos mais tradicionais, como o baldão, que joga água como uma cachoeira na cabeça das pessoas.
Depois de algumas horas de diversão, fui conferir a área de entretenimento interna. Além de área para bebês, área Kids com a temática Lego e áreas para adolescentes de até 17 anos, o navio impressiona com a tecnologia dos games. São equipamentos modernos, como um simulador de Fórmula 1, que eleva o grau de dificuldade de qualquer videogame comum por conta da pressão que o volante faz nas mãos — o que me fez passar um pequena vergonha na disputa.
Outro ponto que me impressionou foi o cinema XD: são três filmes em que a realidade virtual te leva para combater inimigos em um filme 4D. A cadeira se mexe e a disputa com os zumbis, por exemplo, foi tão real que eles parecem estar na mesma sala que você. Deu vontade de ter um em casa.
Gastronomia
O navio tem 11 restaurantes, que misturam comidas internacionais e especialidades. Logo que cheguei, fui conhecer o Market Place, com uma infinidade de opções com pratos do mundo todo. Nele, você pega seu prato e escolhe o que quiser. Foi uma boa pedida para começar o passeio.
No jantar, fui convidado para conhecer o L’Atelier Bistrot, um elegante bistrô francês, que chega neste navio como uma novidade para o Brasil. Provei uma sopa de cebola como entrada, e pedi um tartar como prato principal. Para finalizar, fui no clássico creme brulée, que tinha uma camada certinha de açúcar queimado por cima. Achei a comida muito boa.
Também conheci o Kaito Teppanyaki, que oferece culinária oriental preparado pelos chefs na frente do público em um show muito divertido. Provei camarão, salmão e filé mignon, todos os pratos estavam ótimos.
Estrutura
No hall principal, além da famosa escada de swarovski, tem um piano onde acontecem algumas apresentações. A Galleria Grandiosa, com marcas de grife, como Valentino e a chocolateria Jean-Philippe, chama a atenção do público. O teto do lugar é feito de Led, onde são reproduzidas artes e vários tipos de céu. A região ainda conta com dois teatros, o La Comédie, com espetáculo ao estilo Broadway, além do espaço Carousel Lounge, um teatro moderno com palco circular que apresenta espetáculos com uma pegada multissensorial com luz.
São 21 bares e lounges dentro do navio, nove hidromassagens, cinco piscinas, SPA completo com área de barbearia e salão de beleza, boliche, quadra esportiva, sala de yoga, academia, entre outros. Eles também têm áreas exclusivas, como bar só para adultos, e Yacht Club com regalias exclusivas.
Noites de festa
Durante a noite, o navio todo vira uma festa com shows especiais no teatro e todo mundo bonito passeando pela galeria com lojas de grife. O karaokê fica cheio de aspirantes a cantores reproduzindo os hits de suas vidas, e até alguns profissionais, que dão show com o microfone em mãos. Na discoteca, ou na Galleria, alguns músicos e DJs se apresentam durante a madrugada.
Quanto custa
O MSC Grandiosa tem roteiros de seis e sete noites, com embarques em Santos e escalas alternadas em Búzios, Ilha Grande, Maceió e Salvador. Também será possível embarcar em Maceió e Salvador.
No roteiro de três noites pela costa brasileira passando por Salvador, Búzios e Santos, o valor sai a partir de R$ 1.778 por pessoa, com as taxas. Vale lembrar que pacotes de internet, jantares nos restaurantes internacionais e outras regalias, como bebidas alcoólicas mais caras, ficam disponíveis de acordo com o pacote comprado.
Como convidado para a primeira viagem do MSC Grandiosa no país, fui surpreendido pela facilidade de sair da minha cabine e encontrar qualquer bom entretenimento a menos de três minutos andando. O conforto dessa viagem me fez repensar o mochilão pela Ásia planejado para as próximas férias.
Fonte: Turismo