Arte & Lazer

Conheça o bairro de Miami que virou destino internacional de arte

Conheça o bairro de Miami que virou destino internacional de arte


O bairro abandonado pelo poder público passou por uma enorme mudança cultural e transformou-se em referência internacional de arte, atraindo inúmeros turistas para a cidade. Isso foi o que aconteceu com Wynwood, em Miami.

O Wynwood Walls é um museu a céu aberto com pinturas em grande escala feitas por alguns dos artistas de rua mais conhecidos do mundo. Mas antes, não era assim. O espaço, entre as décadas de 80 e 90, vivia abandonado e era violento. À época, podia se encontrar usuários de drogas, armas, prostituição e gangues.

Entretanto, esta transformação só foi possível, em boa parte, por conta do Wynwood BID (Wynwood Business Improvement District), uma entidade governamental autônoma que comandou o renascimento do Wynwood Arts District em Miami, Flórida.

Na última década, o Wynwood BID fez com que um bairro industrial decadente se tornasse um destino referência em arte pelo mundo todo, além de impulsionar cultura, tecnologia, negócios e residências locais. Wynwood tem hoje uma das maiores coleções de arte de rua nos Estados Unidos e atrai mais de 4 milhões de visitantes por ano. Tanto engajamento fez com que o TripAdvisor nomeasse Wynwood como “Destino Hipster Top” e em 2021 o bairro conquistasse o Traveler’s Choice.

Dezenas de artistas de diversos países já espalharam suas obras pelos muros do bairro de Miami, incluindo os brasileiros Kobra e Os Gêmeos. Para além do grafite, quem visita Wynwood também encontra ateliês e galerias de arte. O distrito também possui cervejarias, padarias artesanais, bares, cafeterias, restaurantes e casas de show que movimentam a região dia e noite.

A expectativa é que o Wynwood BID feche um novo acordo e que o bairro de Miami siga conquistando o público das artes.

Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.

Fonte: IG Turismo