Arte & Lazer

Coral Boca Santa encerra o ano com apresentação na Unesp

Coral Boca Santa encerra o ano com apresentação na Unesp

Com repertório erudito, o Coral Boca Santa, regido por Ubirajara Rancan de Azevedo Marques, se apresenta neste sábado (25/11), às 20h, no Auditório “Mestre Xidieh”, Campus II da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Unesp Marília,  av. Vicente Ferreira, 1.278. A noite terá a participação especial do Coral Municipal de Fernandópolis, regido por Sandro Muniz.

Após marcar o cenário cultural mariliense no período de 1999 a 2007, o Coral Boca Santa, que começou dentro da Unesp e se tornou Coro Oficial da faculdade em 2002, acabou se dissolvendo.

Ficou a vontade de antigos integrantes e do próprio regente fundador de retomar as atividades. Isto aconteceu em novembro de 2016, com novas participações. Os ensaios são realizados no próprio Auditório “Mestre Xidieh”. Participam do grupo 16 pessoas de Marília e Garça, incluindo três estudantes e uma funcionária da Unesp.

Neste um ano de retomada, o Coral fez algumas apresentações: duas em Garça, duas em Marília e a mais recente, após a celebração eucarística, no Santuário Sagrado Coração, em Vera Cruz. No mês de julho também se apresentou no Teatro Municipal de Fernandópolis, com o coral daquela cidade. O coro polifônico de vozes adultas mistas é composto por quatro naipes básicos, executa repertório predominantemente erudito, original e a cappella.

No repertório peças do período medieval, renascentista, barroco e moderno brasileiro – obras do século 20, que serão executadas a três, quatro e cinco vozes. Entre os compositores Monteverdi, Scarlatti, uma peça renascentista com autor desconhecido, Villa-Lobos e Azulão de Manoel Bandeira e Jayme Ovalli. O programa se encerra com “Fuga Proverbial”, de Oswaldo Lacerda. O Coro de Fernandópolis também se apresenta isoladamente e no final, os dois cantos juntos.

Ubirajara Rancan fala de um trabalho satisfatório, um grupo com facilidade em aprender partituras difíceis para um coro amador. A perspectiva para 2018 é que se amplie o número de integrantes. Em fevereiro de 2018, quando retomam as atividades serão abertas inscrições para seleção de soprano, contralto, tenor, e baixo, cantores distribuídos pelos quatro naipes.

Além da apresentação deste sábado, o Coral Boca Santa volta a ensaiar no dia 2 de janeiro, para a agenda do dia 27 do mesmo mês, no Instituto Histórico e Geográfico e São Vicente.

Interessados em integrar o coro podem fazer contatos via e-mail: [email protected] ou pelo telefone (14) 99662-8088. Os ensaios acontecem às terças-feiras, das 18h às 20h e aos sábados, das 17h30 às 20h. no Auditório “Mestre Xidieh”.

Ubirajara Rancan é docente e pesquisador no Departamento de Filosofia da Unesp. Estudou piano erudito por dez anos com Souza Lima, tendo frequentado, entre 1978 e 1981, cursos de regência coral e orquestral ministrados por Cleofe Person de Mattos, Eleazar de Carvalho, Roberto Ricardo Duarte e Ronaldo Bologna.

Dirigiu corais em Santos e São Vicente, tendo fundado o “Boca santa” em abril de 1999. Como cantor, integrou o Madrigal “Ars Viva” e o Coralusp [“Coral do Meio-Dia”]. Esporadicamente, faz música de câmera com o filósofo e violinista norte-americano Robert Louden.

Serviço
Coral Boca Santa e Coro Municipal de Fernandópolis
Dia 25, sábado, às 20h,
Auditório “Mestre Xidieh”, av. Vicente Ferreira, 1278
Entrada Franca